segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Fumantes terciários e polícia gastronômica

Bette Davis

Fumar tabaco faz mal, não há dúvida. (Marijuana também, atenção). Mas nunca foi claramente provado que o "fumo passivo" fosse tão prejudicial assim (as pesquisas divergem). Mas tudo bem: aceitemos que faz mal.

Pois agora, depois do "fumo passivo" ou "fumo de segunda mão", surgiu agora o "fumo de terceira mão". Está numa reportagem do sofisticado New York Times, traduzida aqui para o bom português. Basicamente, são os resíduos de fumaça ou tabaco que ficam nas roupas, cortinas, etc., e que poderiam ter terríveis efeitos sobre a população (é o que garantem os pesquisadores).

Parece mais um esquema para aumentar impostos ou criar proibições e novas formas de controle social tendo como desculpa, como sempre, os pobres fumantes (não, não fumo, obrigado).

Parece que viramos uma sociedade de idiotas, em que o governo precisa proteger a tudo e a todos das próprias escolhas, e cobrando impostos altos para isso.

Se o exemplo não convence, pense então neste outro: o governo inglês está testando um projeto que já foi apelidado pelos críticos de "polícia gastronômica": funcionários pagos pelo Estado que iriam de casa em casa explicando à população como utilizar as sobras de comida, como preparar as porções corretas para evitar restos, e até mesmo como armazenar melhor a comida no freezer. A idéia seria reduzir as sobras de comida que, segundo o governo inglês, são responsáveis por 18 milhões de toneladas anuais de dióxido de carbono, o que contribui para o aquecimento global. Por ora a idéia está apenas em testes, mas se aprovada teria um custo em escala nacional de dezenas de milhões de libras.

P. S. Fumar é sexy? Outras fotos de mulheres fumantes aqui.

9 comentários:

MariEdy disse...

Querido Mr. X,
eu sempre tive raiva de quem jogava fumaça de cigarro em cima de mim, principalmente quando estava gripada - a fumaça aumentava o entupimento do meu nariz, era um saco.
Mas esses caras estão ficando cada vez mais loucos, pois não? Ficando loucos e deixando a gente louco, também (não, eu não fumo)
Quanto à patrulha gastronômica, eu ... EU QUERO HAMBURGUER DE RATA!!!!

Pax disse...

Já te disse, este blog só serve para falar da direitopatia. Quer se meter a falar de comportamento, cinema etc e quebra a cara.

Aqui só direitopatas e o Dr Bacamarte promovendo a cura.

Mr X disse...

Hahaha. Pax, seu chato! Você fuma, certo? Aposto que sim. Cigarro de palha, ainda por cima.

Nada contra, só sou contra patrulhas mesmo.

Mr X disse...

Só eu gosto da Bette Davis e other old hollywod stars? :-/

Dos bons tempos em que o cinema não era tão politicamente correto e os filmes não precisavam ter mensagem pró-gays, pró-minorias, pró-isto, pró-aquilo?

Pax disse...

Esses dias vi um filme nada politicamente correto, mas muito bom. Aqui apareceu com o nome Valente, com a Jodie Foster. A mulher acaba fazendo justiça com as próprias mãos depois de ser atacada por um bando de marginais que matam seu noivo.

Fumo sim, burrice total minha. De palha de vez em quando também. Pra compensar, nado 3 km todo santo dia numa academia com piscina.

Agora, de novo, a questão que fica é: porque os direitopatas não gostam de outros assuntos?

Pax disse...

Ah, não respondi, gosto muito do velho cinema. Assisto um monte.

Você, apesar dos pesares, tem um bom ponto com esse patrulhamento do politicamente correto.

Mas há algo maior que isso, mais influente negativamente, que é a constatação que a massa tomou conta da mídia. E a massa gosta de porcaria. Pra quem investe, interessa é o retorno, um número absoluto. Cada vez mais. Aí a qualidade vai pro beleléu.

Pax disse...

Ontem assisti aqui o Shooting Dogs. Vocês assistiram?

Aquilo sim foi um genocídio onde a humanidade, representada pela fracassada ONU, cruzou os braços para a barbárie.

Anônimo disse...

Ok, digamos que seus argumentos são todos válidos.

Por que o mesmo não valeria, por exemplo, para a Marijuana?

Por que patrulha zero pra cigarro e patrulha total para marijuana? Se olhar de perto, verá que não são tão diferentes assim... e aí?

Verônica disse...

Ótimo texto! Concordo com você, tô cansada de ser tutelada pelo Estado, estou cansada da patrulha ideológica, estou... em suma, farta da esquerda e do políticamente correto!

P.S. Bette Davis rules!