domingo, 18 de janeiro de 2009

Para que serve a ONU?

O jornal mais sério da imprensa americana se chama "The Onion". É um jornal satírico, é claro. Não obstante, muitos de seus artigos informam melhor o leitor do que o New York Times.

Por exemplo, em uma recente edição saiu uma notícia afirmando que a ONU agora teria obtido uma bomba nuclear. "Agora finalmente escutarão o que dizemos", celebrava Ban Ki Moon segundo a notícia.

De fato, para que serve a ONU, se não tem qualquer poder de decisão? A pergunta não é retórica, gostaria de saber mesmo. Bilhões de dólares anuais, e tudo o que fazem é escrever cartas, fazer pronunciamentos, condenar democracias e apoiar ditadores, sem que nem um nem outro dêem muita bola. Fazem reuniões, não para evitar, mas apenas para tentar definir o que seja "terrorismo" ou "genocídio" - sem chegar a acordo algum. A ONU somos inútil.

Tanto esquerda como direita criticam a ONU. A esquerda, por jamais conseguir conter Israel ou por não ter impedido a guerra no Iraque. A direita, porque a organização sempre condena veementemente Israel e EUA, mas jamais condenou o Sudão (ao contrário, elogiou o governo) ou o Zimbabwe (ao contrário, colocou o país na presidência de um Painel Econômico - talvez para ensinar aos outros como conseguir uma inflação de 15 mil por cento ao mês).

Estou certo que a pobreza em alguns países da África e a guerra no Oriente Médio são, em grande parte, culpa da ONU - ou ao menos do fato de que tanta gente ainda pareça depositar esperanças nesse órgão inutil e superfaturado, que perpetua a miséria. Se acabasse a fome na África, acabariam os empregos de muitos burocratas. Se acabasse o conflito no Oriente Médio, seu orçamento seria reduzido à metade. Portanto, para a ONU, não convém que as guerras ou a fome acabem.

A ajuda que a UNRWA (United Nations Relief and Works Agency) dá aos palestinos é contra-producente, transformando-os em perpétuos mendigos ou terroristas, sem que possam desenvolver uma economia própria. Além disso, a ONU contrata exclusivamente palestinos locais para trabalhar em suas agências nos chamados "territórios ocupados". Em Gaza, como o Hamas controla tudo, quem trabalha na ONU também trabalha para o Hamas. Não é a toa que tantos foguetes foram disparados desde prédios da ONU. O próprio chefe da UNWRA admitiu ter membros do Hamas em sua folha de pagamento.

Para que serve a ONU?

11 comentários:

Orlando Tambosi disse...

Papa e ONU pedindo paz e cachorro latindo têm o mesmo resultado. Aliás, o cão até pode assustar...

Anônimo disse...

Os palestinos vivem de um "low welfare" que mantem a taxa de nascimentos elevada e o costume de vevier de brisa, sito é, não sabem e nem se preocupam em manter materialmente sua prole. O resultado será catastrófico em 20 anos. A ONU é o gerente dessa situação.
E aí, Tambosi, que que o Papa tem a ver com isso?

Mr X disse...

"O resultado será catastrófico em 20 anos"

Já não é agora?

Anônimo disse...

imagine 5 milhões de refugiados mamando nas tetas sem nunca terem aprendido nada de útil.

Stefano di Pastena disse...

O equivalente do Onion na rede é o espetacular http://www.thenoseonyourface.com, criadores do legendário Islamic Rage Boy.

Anônimo disse...

Serviu pra criar Israel...

Anônimo disse...

Boa, Mr X
The Onion é muito bom mesmo
Aquele atlas deles é de lascar :)))

Pax disse...

Boa essa

http://store.theonion.com/2009-wall-calendarbrour-dumb-world-p-208.html

O tema do post é excelente. Parabéns por isso. O desenvolvimento está aquém da tua capacidade intelectual.

Vá mais fundo, desengonçado. Já disse e repito, você é um periscópio descalibrado. E isso é um desperdício inaceitável de inteligência, coisa não tão comum por aí.

Aqui cito de novo o velho e bom Nietzsche: "Sei-te capaz de todo o mal possível; é por isso que exijo de ti o bem"

Aceite como elogio.

Mr X disse...

Ora Pax,
Num gostou, faz melhor. :-P

Pax disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pax disse...

Desengonçado Mr X de 2,12m de altura e um bom blog desalmado, periscópio mal calibrado,

Se você se irritou é bom sinal, de que você acusa o recebimento do golpe, quer dizer, da boa crítica.

Leia com calma meu comentário, verá que é uma torcida por você e pelo teu bom blog desalmado.

Escrevi um monte aqui sobre a ONU, mas vou guardar. Hoje você está irritado, outra hora compartilho contigo.

De novo, me passe teu e-mail, ou me mande um putzpax@gmail.com . Juro que não mandarei nenhum Qassam por lá.