domingo, 18 de janeiro de 2009

Não espere virtude de ex-guerrilheiros

A bela e enigmática Nariz Gelado tem um post interessante no qual ela fala o seguinte:

Outro dia, uma amiga querida me disse que o grande problema da clandestinidade é a frouxidão de valores que ela promove. Hoje o sujeito assalta um banco para financiar a guerrilha. Amanhã, ao ver a família de um companheiro em sérias dificuldades financeiras, pensa " por que não?" A partir daí, vale tudo.

Estava certíssima.

Quem já experimentou as facilidades do 'vale tudo', quem já pôde infringir a lei sob a proteção moral - ilusória ou não - de uma nobre causa, terá dificuldades de abandonar os velhos hábitos. Melhor ainda: estará inclinado a retomá-los tão logo se apresentem as primeiras dificuldades.
Sob tais condições, resisitir à tentação de burlar a lei exige uma rara firmeza de caráter. E se ela é rara para ex-presidiários - razão pela qual, por mais que se queira acreditar na capacidade de recuperação do ser humano, nós sempre os tememos - por que não o seria para ex-guerrilheiros?

De fato, um dos grandes mistérios da democracia é que se aceite de tamanho bom grado a "conversão" de guerrilheiros ao jogo democrático, inclusive com um certo alívio. O pedófilo Daniel Ortega abandonou as armas e chegou ao poder pela eleição. O Chávez desistiu dos golpes e elegeu-se democraticamente. O PT é formado for dezenas de ex-guerrilheiros. Até as FARC, derrotadas militarmente, prometem tornar-se um partido político. Não duvido que sejam eleitas um dia.

Mas, se tais grupos abandonam as armas, raramente abandonam suas idéias malucas ou sua distorcida ética e visão de mundo. A democracia é apenas outro "meio" que eles têm para chegar ao seu "fim".

Qual a surpresa, então, que Tarso tenha preferido correr o risco de comprar briga com o governo italiano para ajudar um companheiro escroque ? São ambos facínoras. Facínoras ontem, facínoras hoje. Ontem roubavam bancos, hoje roubam dinheiro público. Ontem matavam inocentes em nome de um ideal com revólveres e metralhadoras, hoje fazem a mesma coisa com malária, caos aéreo e violência urbana.

A mesma coisa vemos no apoio direto de Lula ao companheiro escroque Chávez. "O Chávez é novo ainda, aguenta um novo mandato," ele diz, sem notar que ditadores costumam "agüentar" décadas: o poder rejuvenesce. "Precisamos aprender a respeitar a cultura de cada país, a vontade de cada povo. (...) Uma pessoa pode se candidatar mais uma vez ou não, vai depender da cultura do país." Já vi muitos usos ignóbeis do relativismo cultural, mas este está entre os piores. Lula conclui, ameaçadoramente:

"Estamos num processo de construção e fortalecimento das instituições no Brasil. Mas isso não impede que daqui a algum tempo apareça um partido político que proponha mudar a lei que proíbe ter apenas uma reeleição e proponha ter três ou quatro reeleições. Pode acontecer. Na hora que tivermos instituições consolidadas, legalidade política e o povo quiser, isso vai acontecer."

Vejam que incrível. Para Lula, a Venezuela está mais "democraticamente avançada" do que o Brasil. Para Lula, o Zimbabwe de Mugabe e a Cuba de Fidel devem ser os países mais democráticos do mundo. Para Lula, a possibilidade de reeleições infinitas com meios escusos é sinônimo de "instituições consolidadas". E não se enganem: o PT está trabalhando justamente para "consolidar as instituições" para que um dia "isso aconteça".

Atualização: “De todas as tiranias, a tirania exercida sinceramente pelo bem de suas vítimas talvez seja a mais opressiva. Seria melhor viver dominados por barões do roubo do que por onipotentes moralistas intrometidos. A crueldade do ladrão pode às vezes repousar, sua avidez em algum momento ser saciada; mas aqueles que nos tormentam pelo nosso próprio bem nos tormentarão sem fim, pois o fazem com a aprovação de suas próprias consciências." - C. S. Lewis

2 comentários:

Anônimo disse...

Post perfeito, irretocável.

nei

MariEdy disse...

Mr. X,
será que existem vagas em algum kibbutz? Pode ser de fronteira,não me importa.
O QUE EU QUERO É SAIR DAQUI, O MAIS DEPRESSA POSSÍVEL!!