quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Mensagem para o Irã

Ainda não foi concluída a missão de Israel em Gaza e ainda é cedo para dizer se terá sido bem-sucedida ou apenas um tiro no pé como foi a inconclusa operação contra o Hizballah em 2006. Certamente a morte de um dos principais chefes militares do Hamas é um ponto positivo.

Porém, talvez o objetivo principal desta operação não seja tanto o Hamas quanto o Irã. O Irã é atualmente um dos principais financiadores do Hamas. Além do claro aviso aos líderes iranianos, toda esta destruição dos arsenais militares do Hamas significam que o Irã deverá gastar muito mais dinheiro em repô-los, o que não é tão simples neste período de crise econômica e preço baixo do petróleo.

Mas o mais interessante são as inovações na guerra midiática por parte de Israel. Além da coletiva realizada no Twitter, o exército israelense está colocando dezenas de vídeos no Youtube, que revelam a capacidade tecnológica para identificar com extrema precisão o alvo inimigo, desde uma altura de vários quilômetros, e vaporizá-lo instantaneamente.

(Uma coisa curiosa é a seguinte: a guerra é, sim, horrível, mas também é morbidamente fascinante no seu aspecto tecnológico, ao menos para quem está de fora. Não o fosse, e não haveria tanta gente que assiste esses vídeos, com centenas de milhares de acessos em poucos dias, nem os jogos de guerra seriam tão populares nos videogames.)

No vídeo colocado abaixo, vocês podem assistir o momento em que militantes que carregam mísseis em um caminhão momentos são alvejados. Neste outro vídeo, a câmera acoplada em um míssil mostra a destruição de vários alvos militares do Hamas.

Se não são recados para o Amadinehjad, não sei o que são.


7 comentários:

Anônimo disse...

isso eu falei no primeiro dia

Mr X disse...

Message in a Youtube...

O pessoal no blog do PD não gostou do link pros vídeos. Acharam "insensível". De fato, vendo assim até parece videogame.

Anônimo disse...

Muito bons os vídeos. Só faltam dizer que é uma forma desproporcional de veicular informação.

Bah...!!! Alguns comentaristas do PD são uma tristeza total.

Daniel F. Silva disse...

Isso, de certa forma, lembra a Guerra do Golfo.

Anônimo disse...

Sei lá, não acredito tanto assim na tal guerra tecnológica.

E quanto ao efeito midiático, quem é contra Israel não irá se impressionar com esses vídeos, sequer acreditar neles.

Quem garante que aqueles homens estavam carregando mísseis, perguntariam, p.ex., os céticos pró-palestina.

Mr X disse...

Realmente, ja apareceu algum panaca dizendo que eram fazendeiros carregando garrafas de leite num caminhao para as criancinhas de Gaza.....

:-(

Anônimo disse...

I think I come to the right place, because for a long time do not see such a good thing the!