quarta-feira, 11 de junho de 2008

CPMF, CSS, PQP...

Ontem foi aprovada no Brasil a nova CPMF, agora chamada de "CSS", ou "Contribuição Social para a Saúde". Sei.

Se eu não soubesse que fazem parte da mesma organização política, juraria que tinha sido combinado: foi mais ao menos o mesmo tempo em que a Cristina Kirchner anunciou em Buenos Aires que os pesados novos impostos ao campo seriam utilizados para "construir novos hospitais e financiar programas sociais".

Há quem acredite.

Há quem acredite em Papai Noel e Coelhinho da Páscoa também.

12 comentários:

Anônimo disse...

Então o governo determina que o ensino de Filosofia e Sociologia serão obrigatórios?

Vamos deixar para lá o desempenho sofrível, catastrófico até, dos nossos estudantes em disciplinas mais básicas como Português e Matemática. Vamos fazer de conta que eles já dominam o básico necessário.

Por que ninguém pensa em adotar Fundamentos de Economia como obrigatório no ensino médio? Se a idéia é formar cidadãos críticos (ugh), então este precisa é ter conhecimentos básicos de economia. Nada muito complexo, não. Oferta, demanda, formação de preços, etc.

Só o basicão.

Por exemplo, agora o Obama nas Alturas disse que vai aumentar os impostos sobre as indústrias de petróleo.


- Vou fazer com que as petrolíferas como a Exxon paguem uma taxa sobre seus lucros inesperados e vou usar esse dinheiro para ajudar as famílias a arcarem com os gastos cada vez maiores com a energia e com outras contas - afirmou Obama, senador pelo Estado de Illinois.

Um eleitor ignorante em Economia básica, como 99.99% dos eleitores Democratas, iria à loucura de tanta alegria. Isso aí! Vamos ferrar as empresas para ajudar os pobres! Entretanto, aquele que tem conhecimento básico do assunto sabe que empresas não pagam impostos. No máximo, elas agem como intermediárias entre o Governo e os verdadeiros pagadores dos impostos. Ei, não precisam acreditar em mim. Vejam o que disse Greg Mankiw num texto que eu postei aqui no Blog recentemente:


The ultimate payers of the corporate tax are those individuals who have some stake in the company on which the tax is levied. If you own corporate equities, if you work for a corporation or if you buy goods and services from a corporation, you pay part of the corporate income tax. The corporate tax leads to lower returns on capital, lower wages or higher prices — and, most likely, a combination of all three.

Este ano saberemos quão próximos os EUA estão de se tornarem um Big Banana.

Pax disse...

Tá na hora de dizer pro meu Lula que não estou gostando desse estilo pró-mente dele. Tô ficando de saco cheio. Da cumpanheirada do PT já não tenho mais saco faz um bom tempo.

Vou para Miammar.

Anônimo disse...

Eu não disse, Pax? Você iria acordar mais cedo ou mais tarde, ninguem aguenta relativismo moral nessas doses.

Eu ia colocar este link lá no PD, mas cansei daqueles comentaristas idiotas que tomaram conta do lugar, não tem mais possibilidade de um mínimo diálogo:

http://prairiepundit.blogspot.com/2008/06/investing-in-human-capital.html

Anônimo disse...

http://doc.noticias24.com/0806/wp11b.jpg

Pax disse...

Sim, Chesterton, mas você é muito rábico, tal qual o dono desse boteco aqui. Várias coisas aconteceram, mais por conta da iniciativa privada que qualquer ação do meu Lula, sim, é verdade, mas o Brasil andou, a fila andou. Aí a petezada achou que todos são idiotas e quis a paternidade do novo estado econômico e tomaram de assalto a máquina pública e tudo mais que estamos cansados de saber. A diferença pra turma anterior é a baixaria do nível dessa galera. Enfim...

Problema que o mato ta aí e eu não vejo cachorro por perto. Dá uma sacada lá na nossa terrinha, a m;rda que a Yeda tá aprontando, roubando descaradamente. Dá uma olhada em Sampa, dá uma olhada onde o PSDB atua. É tal e qual, mas com pose diferente.

É só colocar grana no pires que os partidos vendilhões, começando pelo enorme PMDB, aprovam tudo e fazem vistas grossas para o que der e vier.

Ando desanimado, apesar da economia.

Não há plano para o país. Há plano de poder para roubar o país.

ps.: não seja como o mal educado Mr X, responda meu e-mail. Do desengonçado já desisti. Ele não tem alma mesmo.

Pax disse...

Mr, tô quase desistindo de você que não me ama. Mas vamos lá:

1 - reduza o tamamnho da foto da testeira, aqui pro link rural é um sacrifício, demora pacas pra carregar e reboota meu micro várias vezes.

2 - Seja inteligente, abra um open thread para alguns daqui poderem conversar sobre os assuntos daqui.

3 - tente procurar um bom médico para redução de tamanho, cortando parte das pernas, aí você poderá passar de desengonçados 2,11 m de altura para aceitáveis 1,90.

Mr X disse...

Oi Pax,
Tem certeza que me mandou um email? Não recebi... O mail do blog é orbister@gmail.com

Reduzir o tamanho da testeira, é? Hum, vou tentar. Seu ADSL campestre é movido a carroça, né?

Pax disse...

Cara, link satélite da Embratel, panelão em cima da casa rural, R$ 440,00 por mês e uma tragédia pessoal. Se quiser melhorar passo a quase R$ 3.000,00/mês e aí melhor alugar escritório na cidade, que não quero mas não descarto a possibilidade. Conquistei o espaço, não o link. Não tem visada para rádio, é muito distante para Speedy, não pega celular, enfim, como disse, problema meu, mas fato.

Mandei sim, vou mandar de novo então. Buenas e me espalho...

Unknown disse...

Voltar a guardar dinheiro no colchão... Será que isso seria possível?

Anônimo disse...

Pax, não recebi nenhuma mensagem sua naquele email...

Mas concordo como que você disse sobre o PSDB.

Como é que é internet via parabólica?

Pax disse...

Não é parabólica é uma panela parecida com a SKY, de dimensão maior. Um link satélite que entra num modem que entra no meu micro. Você já viu por aí só que não tá ligando a coisa a criatura.

Vc e Mr X estão de sacanagem sobre os e-mails, mas esqueçam, não era nada sério.

Anônimo disse...

testei o emial, enão chegou nada seu, manda de novo. Bem vindo ao mundo adulto e civilizado, Pax.