terça-feira, 24 de junho de 2008

Um bicho às terças


O camaleão é um bicho cool. É, na verdade, um tipo de lagarto. Pode variar muito de tamanho de acordo com a espécie, de 2.5 cm (Brookesia minima) a 80 cm no camaleão gigante do Madagascar (Furcifer oustaleti).

Sua característica mais famosa é a mudança de cor. De fato, eles possuem células cromatóforas por baixo da pele que mudam o modo em que a luz é refletida. No entanto, ao contrário do que se acredita normalmente, os camaleões não mudam de cor para se camuflar com o ambiente, mas principalmente para indicar modificações de estados físicos ou psicológicos. Um animal sob stress, por exemplo, mudará de cor. Um camaleão também pode mudar de cor para atrair uma fêmea. Acredita-se que seja uma forma de comunicação.

Outras características curiosas do camaleão são sua língua e seus olhos. A língua é em muitos casos mais extensa do que o próprio corpo do camaleão, e se move a uma velocidade maior do que o olho humano pode acompanhar, permitindo-lhe capturar insetos em frações de segundos.

Quanto aos olhos, têm a particularidade de girar e poder mover-se independentemente em direções opostas, dando-lhe completos 360 graus de ângulo de visão. Assim, o camaleão pode procurar a presa com um olho e com o outro verificar se não há predadores por perto (o cérebro processa as imagens separadamente). Ao localizá-la, mira os dois olhos na presa, gerando uma imagem estereoscópica com profundidade, e zap! - lança a sua língua em direção a ela.

O camaleão é encontrado principalmente nas florestas tropicais da África e do Madagascar, embora haja exemplares na Europa e Ásia e hoje esteja na moda até tê-lo como animal doméstico.

4 comentários:

Pax disse...

Gostei, mas fiquei com sensação ambígua ao ver o filme.

De um lado super bonito o bicho, os dedos ao caminhar, os olhos revirando, bonito esse aí.

De outro fiquei cá pensado se o bicho gosta de ser criado em casa. Acho que não.

Mr X disse...

Pois é... Também não sei. Acho que prefere caminhar nas árvores do que nos lençois.

Unknown disse...

O camaleão, eu diria, é um bicho mais que "cool"... esse bicho não tem o sangue frio?

Mr X disse...

Pois é KCT,
São répteis, portanto de sangue frio. Se bem que parece que essa tal história de classificação de "sangue frio" e "sangue quente" já não vale mais tanto assim, pelo que li por aí...