terça-feira, 10 de junho de 2008

Um bicho às terças

O bicho de hoje é o escaravelho sagrado egípcio, também chamado de "rola-bosta" (Scarabaeus sacer).

De fato, este pequeno inseto é conhecido por empurrar rolando uma bola de bosta que pode chegar a ser várias vezes o seu tamanho. Deposita ali seus ovos; as larvas, ao nascer, alimentam-se do excremento decompondo-o. Tais insetos ajudam, desse modo, a reciclar as fezes animais, especialmente bovinas. Sua atividade faz economizar literalmente milhões de dólares aos criadores de gado.

Talvez por isso os antigos egípcios o consideravam um animal sagrado: acreditavam ainda que era um escaravelho gigante quem rolava o sol todas as manhãs até fazê-lo chegar do outro lado do firmamento.

Recomendo vivamente que assistam o vídeo abaixo. É realmente impressionante, especialmente a parte em que a bola fica presa em uma pequena raiz ou galho no chão. Não sei como as imagens foram obtidas de modo tão próximo e detalhado, mas o fato é que está muito bem filmado. Faz nosso amigo escaravelho parecer Sísifo, o personagem da mitologia grega que eternamente rolava uma pedra ladeira acima. (E de fato há uma espécie de besouro que se chama justamente Sisyphus schaefferi).


3 comentários:

Pax disse...

Não parece meu Lula?

Bem, meu Lula rola a bosta do PT, então acho que sim.

Unknown disse...

Tem razão MrX, algumas tomadas de câmera ficaram bem legais. A primeira, por exemplo, deu até um toque de humor (achei engraçado) ao vídeo.

Anônimo disse...

Podemos discordar de algumas coisas no plano político, mas os bichos que você escolhe são mesmo bem interssantes.

Só para deixar claro, quem rola a bosta é o macho(quem mais?). A fêmea escolhe o parceiro pelo tamanho da bola(sem duplo sentido!) e nela deposita seus ovos.

Quando morei na Amazônia encontrei besouros enormes, de uns 10 cm de comprimento e grandes chifres.

Mas não consta que rolassem alguma coisa.