terça-feira, 10 de junho de 2008

Blog recebe os primeiros insultos

Depois de alguns meses de ansiosa espera, finalmente aconteceu. Finalmente fui chamado de "fascista" e até mesmo de "fuckhead" no blog. Naturalmente, por um esquerdista raivoso.

Curiosamente, o sujeito escreveu em inglês, embora seu blog, Notas Avulsas, seja escrito em português. Nosso amigo mal-humorado parece brasileiro mas mora, quem diria, em Washington.
Por que não em Havana ou em Caracas, não sabemos nem jamais saberemos, e francamente tampouco nos importa.

O que nos importa é: por que a esquerda é tão raivosa?

De fato, embora falem aqui e acolá de "direita raivosa", em geral quem mais prodiga insultos e palavrões é o lado mais à esquerda do espectro. Faça um teste. Visite blogs conservadores (ou neo-conservadores) americanos como Little Green Footballs, Belmont Club, Neo-neocon. Mesmo entre os comentários, raramente encontrará insultos ou palavrões (talvez apenas no Little Green Footballs, blog visitado por muita gente de todos os matizes). Então visite Daily Kos ou o Huffington Post. Constatará que o nível desceu vários degraus.

Também no Brasil verifica-se o mesmo fenômeno. Em geral o pessoal que mais insulta e agride é o pessoal à esquerda. Os motivos, não sei. São pessoas frustradas? Ou é a "injustiça social" que as levou a tal degradação?

Confesso que um dos motivos que progressivamente me fizeram passar mais à direita foram os blogs americanos. É realmente impressionante a diferença do discurso entre a esquerda e a direita lá. O texto dos melhores blogs de direita é, de fato, muito melhor do que o daqueles de esquerda. Enquanto o Richard Fernandez, do Belmont Club (que na verdade é filipino e mora na Austrália, embora tenha estudado em Harvard), tem uma cultura impressionante, vários blogueiros de esquerda mal sabem soletrar. O máximo de ironia que conseguem é chamar o Bush de chimpanzé.

Não que não haja textos bons na esquerda, como na ótima revista Slate. Tampouco devo ser totalmente injusto com o pessoal de esquerda. E, mesmo, há blogs que não podem ser classificados nem como "esquerda" ou "direita" (aliás há muitos que consideram tais termos em desuso, e já falamos sobre isso várias vezes). Mas falo de uma impressão geral. O que vocês acham?

3 comentários:

Pax disse...

O que vcs acham?

1 - que os insultos foram desnecessários, quem não gostar do desengonçado Mr X que procure outro desengonçado por aí, né não?

2 - que o desengonçado acha que todas as esquerdas são rábicas, o que não é verdade também. Aliás, a maioria dos comentaristas do Amazing são de esquerda (dois contra um) e não somos rábicos. Quer dizer, a confetti as vezes é, quando essa mulher encana com alguém, sai de baixo.

3 - que o desengonçado não responde e-mails, que é uma tremenda falta de educação com seu público, ou seja, mais uma prova que grosseria não tem lado.

Anônimo disse...

acho que é muito bom sinal, quando os mentecaptos aparecem, é porque ficaram incomodados...

Anônimo disse...

e não é só em blogs que se nota a (falta de) cultura da esquerda...