quinta-feira, 12 de junho de 2008

Superpotência Made in China

É mais ou menos já senso comum que a China vai ser a grande potência deste século. Alguns discordam, como o pensador francês Guy Sorman. De fato, ainda há muitos entraves no caminho chinês.

Mas minha dúvida é a seguinte: comprei uma caneta chinesa, durou dois dias e já está falhando. Comprei um MP3 player chinês, era ruim, durou um mês, estragou. O país vai virar superpotência com esse nível de qualidade de produtos? Aí fiquei me perguntando, será que os mísseis nucleares chineses também são produzidos da mesma forma precária, por crianças e mulheres trabalhando doze horas por dia?


P.S. Na verdade, descobri que há várias empresas ocidentais ensinando o "western style quality management" nas fábricas chinesas. A Apple, por exemplo, manda uma equipe de engenheiros para supervisar a produção de seus computadores que são montados lá. Outras empresas vão lá exclusivamente para ensinar técnicas de controle de qualidade e produção. (Aqui um interessante artigo, com vídeos incluídos, sobre tudo isso). Enquanto intelectuais ocidentais colocam a culpa de tudo e mais um pouco na própria "cultura branca ocidental greco romana judaico cristã", os espertos chineses estão aprendendo com o Ocidente.

No mais, a maioria das pessoas prefere comprar barato e ruim do que caro e bom. O que explica o sucesso dos produtos chineses.

7 comentários:

Anônimo disse...

mr, acho que as trakeiras chinesas vao dar um salto na qualidade ! como vc disse, estao importando know how...e nao esqueça que tem toda uma geraçao de estudantes e estagiarios se formando em campus ocidentais de prestigio...esses estao voltando massivamente pra casa ! se eles manterem a produçao industrial barata e de qualidade, seremos ma-ssa-cra-dos ! ))

Anônimo disse...

asia times publicou varias analises sobre o tema, otimas...copiou foi ?

Mr X disse...

Ah é? Na verdade, do Asia Times só leio o Spengler. :-P
Se bem que não gostei muito das suas últimas colunas, achei algo chatinhas.

Anônimo disse...

o spengler nem tenho lido direito, mas as rubricas, tipo "greater china" tem analises otimas !

chose, ta feliz ai na vida ? tem tempo pra curtir ou vive ralando ?

Mr X disse...

Confetti, tá fora do tema! :-P Vai lá pro Open Thread! :-D

Anônimo disse...

hahahahah

Pax disse...

Cara, o Japão era assim também, produtos de quinta categoria. O Morita da Sony mudou o rumo da prosa. Conhece essa história?

Você ainda vai falar mandarim.