sexta-feira, 16 de maio de 2008

Nota sobre a nakba

Não sei se vocês repararam, mas tem um novo feriado na praça. Uma tal de "Nakba". Até há poucos anos ninguém falava dessa naba, digo, nakba. Aí este ano, em comemoração aos 60 anos de Israel, toda a mídia ocidental decidiu "celebrar" falando na tal "catástrofe palestina". O site da BBC fez um suplemento especial sobre o aniversário da independência de Israel, onde fala... dos palestinos.

Ora, o que ninguém diz que essa "catástrofe" foi uma catástrofe impingida nos árabes por si mesmos. Não foram eles que recusaram a partilha proposta pela ONU? Não foram eles que invadiram Israel com o intuito de destruir o país e matar sabe-se lá quantos zilhões de judeus? Não foram eles que perderam? Então tão reclamando do quê? Que não deixaram eles ganharem a guerra?

Mas parece que os palestinos gostam mesmo é de criar problemas para si mesmos. Aqui um ótimo cartum do Drybones (de 2006, mas continua atual) comenta a situação:


Duas observações mais. Alguns se perguntam porque o ódio particular da mídia européia (ou grande parte dela) por Israel. O magnata australiano Rupert Murdoch, que não tem papas na língua, diz que é anti-semitismo mesmo. Os europeus não gostavam dos judeus na Europa, agora não gostam deles no Oriente Médio. É uma simplificação, por certo; também devemos acrescentar que querem se livrar do sentimento de culpa pelo Holocausto, e que têm medo dos imigrantes muçulmanos, e portanto acham que ficando do lado dos árabes contra Israel isso lhes aliviará a situação.

A outra observação é que, como notou um arguto comentarista, a tal "nakba" se comemora de acordo com o calendário cristão ocidental, e não o muçulmano. Ou seja: é mera propaganda pra inglês (e francês) ver.

6 comentários:

D'Guerra disse...

Amigo MrX, dê uma olhada nisso aqui e diga o que acha:

http://oglobo.globo.com/blogs/terra_santa/post.asp?t=uma_nova_revolucao_russa_em_israel&cod_Post=102098&a=253

Anônimo disse...

antisemitismo com o cu na mão....

Anônimo disse...

http://www.atimes.com/atimes/Middle_East/JE13Ak01.html

essa ótema, mister eques.

Anônimo disse...

http://www.marginalrevolution.com/marginalrevolution/2008/04/just-how-good-w.html

Anônimo disse...

revisionismo é crime mrx !!

essa historia de europeus anti semitas ja encheu o saco ! so uma perguntinha : quem ajudou israel a construir sua bomba atomica, em pleno começo do tnp ? responde ai chose....

Mr X disse...

...A França? :-))))))))
Mas eram outros tempos confetti. Hoje a Europa está na mão dos árabes malvados. :-P