quarta-feira, 7 de maio de 2008

A banalidade do mal, ou o mal da banalidade?

Depois do nazista austríaco que estuprou a filha (e os filhos que fez com a filha) e os trancou por vinte anos num porão e ameaçou-os com asfixiá-los com gás, depois da garotinha Isabela estrangulada pelos próprios pais e jogada pela janela como um “gato morto” (bom texto aqui da Lya Luft sobre o tema, dizendo apenas o banal e o óbvio), agora na Alemanha descobriram uma mulher que guardava bebês mortos na geladeira, junto com as pizzas congeladas. De fato, os filhos (vivos) se deram conta quando ficaram com fome e foram procurar no freezer se não havia alguma pizza esquecida.

Qual a explicação desses atos? Talvez não haja, mas arrisco uma. Na cultura materialista de hoje, filhos são valorizados apenas de acordo com o que podem representar para o pai ou a mãe, de “útil” (para o próprio prazer), ou de estorvo ou impedimento (complicações para a própria vida).

Por outro lado, também há o caso oposto, de filhos sanguinários que matam os pais, como a infame Suzana Richtoffen, ou o garoto que matou o pai por ter sido proibido de utilizar o Orkut, digo, o MySpace.

Talvez simplesmente vivamos em tempos em que a vida e a morte viraram demasiado banais.


Nenhum comentário: