O almiqui ou solenodonte é um curioso animal que se acreditava extinto até que um exemplar foi localizado em 2003. Existe unicamente nas ilhas co Caribe: Cuba, Haiti e São Domingos. Há duas espécies, o almiqui cubano (Solenodon cubanus) e o almiqui paradoxal, ou do Haiti (Solenodon paradoxus). É um sobrevivente das épocas pré-históricas: foram encontrados fósseis seus de 30 milhões de anos. Sua saliva é venenosa: o segundo incisivo de cada lado de sua mandíbula inferior tem uma ranhura ligada diretamente a uma glândula de veneno, de onde provém seu nome latino Solenodon, ou "dente sulcado". Quando dois destes animais se encontram e brigam, em geral um dos dois morre devido às mordidas envenenadas do rival.
Ou, ao menos, isso dizem, pois por ora do almiqui cubano encontrou-seu um único exemplar. É o da foto abaixo, chama-se "Alejandrito" em homenagem ao camponês cubano que o capturou e o entregou a Fidel Castro, ops, aos zoólogos cubanos.
É mais uma vitória de Cuba contra o imperialismo anti-ecológico yankee.
terça-feira, 20 de maio de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
5 comentários:
Boa escolha X.
Só pra constar, essa informação a respeito da suspeita de extinção refere-se apenas ao S. cubanus.
Ambas as espécies estão seriamente ameaçadas atualmente, aliás.
-= ...uma pena... eles provavelmente se afogaram tentando chegar à Flórida em balsas...
Huahuahuahuahua!
Por outro lado James, parece que agora surgiu uma nova espécie, o Solenodon Miamensis...
Simpatiquinho não.
Como só agora tô conseguindo comentar, outro dia a D Pax cruzou com uma preguiça na estrada aqui de casa. Parou o carro no meio da rua pra deixar a mocinha passar sem que os carros a atropelassem.
Verdade verdadeira que o desengonçado, claro, não vai acreditar.
Mr Eques, olha esse animal
http://www.ceticismoaberto.com/news/hanaaruki.jpg
procure rinogrados
Postar um comentário