Na prática, no entanto, a coisa é um pouco diferente.
Um exemplo, entre tantos. As medidas econômicas que eles propõe e aplicam em geral pioram a vida dos pobres. Poderia citar Cuba, Venezuela, Zimbabwe. Todos países que os progressistas adoram e que em maior ou menor grau se estatizaram e estão lentamente se auto-destruindo. Onde pobre não encontra comida no supermercado.
O Obama garantiu que, se presidente, aumentaria os impostos dos ricos para, diz ele, "distribuir a riqueza e ajudar os pobres". Aí alguém observou que aumentar o imposto nunca ajudou os pobres, pois, na verdade, diminui a produção e portanto a arrecadação. Obama, que não é burro, admitiu que é verdade, mas disse que a mudança era necessária em nome da "justiça". Ou seja, não quer ajudar os pobres, quer dinheiro para projetos que dêem a impressão que ajuda os pobres. Seus eleitores adoraram.
Outro exemplo. Israel é, de longe, o país mais "progressista" do Oriente Médio. Quase parece um país europeu. Único país onde tem parada gay, direitos iguais para as mulheres, etc. Druzos, cristãos e ba'hai, perseguidos em certos países muçulmanos, não são perseguidos lá. Está cheio de esquerdista lá.
Mas os esquerdistas odeiam Israel. Até vários esquerdistas judeus odeiam Israel. Os europeus, mais ainda. Em seu lugar, torcem pelos países onde gays e mulheres têm a vida mais desigual e difícil possível. Gays em Gaza levam tiro ou são espancados e, no entanto, existe até um grupo esquerdista gay chamado "Queers for Palestine".
É burrice? É ignorância?
Na verdade, os esquerdistas não querem nem ajudar os pobres, nem os gays, nem as mulheres, nem os negros, nem os palestinos, nem o mico-leão dourado. (Ou seguiriam políticas que funcionam, ou apoiariam países que realmente os ajudam).
O que eles querem é apenas sentir-se bem consigo mesmos. Considerar-se BONS.
Então, não lhes importa se a política que propõe ou a causa que apóiam realmente é BOA. Basta que, como a mulher de César, PAREÇA BOA.
13 comentários:
E você Mr. X? Quer sentir-se mal consigo mesmo?
Quer se considerar MAU?
Yes! >:-D
Sim, há-se que ter a vontade de parecer mau. A sindrome do bom-mocismo é a desgraça nacional. Querer agradar todo mundo (além de ser a fórmula do fracasso) é o oposto de fazer o que TEM QUE ser feito.
Muito bom o post.
Aiai... ficam aí, discutindo a cor das camisas da torcida, enquanto o jogo propriamente continua rolando lá embaixo.
PÔ Mr. X, agora que cada vez te acho um cara legal(bom, pelo menos algumas coisas que você escreve)!!
MrX, veja essa:
http://felixdhimmi.wordpress.com/2008/05/14/uma-comunidade-em-perigo-kibbutz-kfar-aza/
por essa e por outras que Israel precisa de um homem forte no poder.
Arnoud,
Justamente, não pretendia criticar aqueles que são "bons", ao contrário, mas sim aqueles que procuram objetivos que, sob o disfarce do "bem", ou da "justiça social", só trazem desgraça como revoluções, programas de distribuição de renda forçada, terrorismo, guerrilhas, anti-semitismo, etc. Capisci?
salada variadissima ne chose ! nem ia comentar, preguica de pegar cada item e autopsiar....
e o feed radar continua gritando o ID...nem da pra ficar na moita...))
Mr.X, só para você ver que esse papo de que “é ruim querer ser bom” veja só que no seu blog você tem vários leitores que discordam dos seus pontos de vista. Mas eles gostam do seu “estilo conservador de ser”.
O que você consegue com isso?
Possivelmente influenciar aqueles, que na sua opinião, necessitam ter a visão mais ampla sobre certos assuntos.
Eu mesmo passei a ter uma visão diferente da questão israelense-palestina através dos seus comentários lá no PD.
Agora olhe para o Chest. O que ele consegue com o estilo dele?
Abraços!
Arnoud,eu consigo irritar você, o que para sua apatia, já é alguma coisa.
putz arnoud, chose conseguiu te doutrinar, mudar seu ponto de vista sobre oriente medio ? oh my god...tadinho...
mrx eu sempre te achei um perigo...((
Pq confetti?
Eu estou do lado do Bem... Com a Luz e com os anjos....
:-)))))))
vc nao é progressista, definitely !
Postar um comentário