quinta-feira, 29 de maio de 2008

Propaganda política na Internet

O Pedro Doria está argumentando que foi censurado porque o TRE mandou ele tirar o banner do Gabeira que ele tinha no seu blog. Está dizendo que é censura.
De acordo com a lei, não pode ter propaganda política antes de 5 de julho.

Imagino que a propaganda no espaço público deva mesmo ser regulamentada de alguma forma. De acordo com a lei, se não pode propaganda política até antes de 5 de julho, então não pode. Tudo muito bem, tudo muito bom.

Por outro lado, acho um pouco patético querer regular as imagens e informações que podem ou não ser veiculadas em blogs.

O banner do Gabeira é proibido. Mas, curiosamente, nada impediu o PD de escrever, no mesmo texto em que reclama da censura, sua afirmação de apoio ao Gabeira. Texto pode, imagem não pode?

Nos EUA, onde a liberdade de expressão reina soberana, acredito que tinha banners apoiando Hillary para presidente desde 1992.

Pessoalmente, seria a favor de proibirem toda forma de panfleto e cartaz de propaganda política, que sujam as ruas, e liberar completamente a propaganda na Internet.

Como forma de provocar a discussão, já que não voto nem influencio ninguém, coloquei o banner do Gabeira no meu blog. Queria colocar o do Crivella também, pra ser imparcial, mas como não achei coloquei o de Jesus Cristo mesmo. Coloquei também o dos meus candidatos americanos, McCain (meu candidato a presidente) e Hillary (minha candidata à nominação Democrata).

Se alguém ameaçar me multar, tiro. Mas como este blog só é lido por três pessoas e meia, não há perigo algum.

Atualização: Pronto, a pedidos, tirei o banner do Gabeira candidato ao Rio 2008. Me pergunto se a imagem abaixo, sugerindo ironicamente sua candidatura a presidente, pode?


9 comentários:

Anônimo disse...

A meia pessoa quem seria? Um anão?
Bom, na qualidade de "quase um terço" de seus leitores, quero dizer que concordo contigo. E que vou votar no Gabeira, embora eu não fume, não cheire e não sente...

Anônimo disse...

É isso ai Mr. X!

Eu só queria saber se fosse apenas uma foto, sem nada escrito, se isso caracterizaria propaganda.

Mr X disse...

Pois é Arnoud, eis a questão. E se eu colocar um banner dizendo, "Não votem no Gabeira?" Pode?

E se eu colocar, como estou fazendo, a imagem do banner mas como parte de uma notícia, isto é, comentando a "censura" do TRE, mas não como banner de propaganda? Pode?

No mais, já imaginou os candidatos tendo que caçar tudo que é blog que tem imagem deles e pedindo pra tirar?

Acho curioso esse procedimento...

E acho que tem leis demais no mundo. Porém, algum trabalho teriam que ter nossos advogados, legisladores, burocratas, etc.

Anônimo disse...

vai dar merda

Mr X disse...

Dont worry, vou tirar Chest. É só uma brincadeira... No fundo, não gostaria de prejudicar a candidatura do Gabeira...

Anônimo disse...

sendo uma das 3 pessoas e 1/2 que lem o amazing, exijo que tire a merda da publicidade pro mcsame ! )))

Anônimo disse...

se votasse ai, votaria no gabeira !!

Anônimo disse...

http://www.economist.com/daily/columns/europeview/displaystory.cfm?story_id=11401983&fsrc=nwl

esse v. vai gostar

Anônimo disse...

Caro Mr. X, que estória é esta de "três pessoas e meia?",saiba que passo por aqui todos os dias e mesmo que não deixe algum comentário, esclareço que não sou o tal "anão" já citado.

Abraço e bom fim de semana.