terça-feira, 31 de março de 2009

Morte e ressurreição do cristianismo

Um assassinato tristemente simbólico na Inglaterra: após uma discussão tola, um garoto matou outro violentamente em uma padaria com uma fôrma de assar.

Ambos os garotos eram de classe humilde, ambos vizinhos na modesta região do Sul de Londres.

A vítima: Jimmy Mizen, 16 anos, coroinha católico, britânico da gema, careta, calmo, educado e jovial, apesar da pouca idade já estudando e trabalhando.

O assassino: Jake Fahri, 19 anos, filho de imigrantes turcos, fumante de maconha, amante do rap, vagabundo violento acusado de estupro com sonhos de ser um gangsta e ingressar no mundo do crime.

Um caso isolado, talvez. Ou, talvez, de certa forma, o caso represente metaforicamente as mudanças sociais, políticas, demográficas, culturais e de comportamento que estão acontecendo na Inglaterra (e na Europa, e no mundo) de modo geral. A lenta morte do tal ocidente tradicionalista branco judaico-cristão ®, em suma, e sua substituição por alguma coisa que ainda não sabemos bem o que é.

Por outro lado, de acordo com a simbologia cristã, toda morte tem sua ressurreição. Na Geórgia, o patriarca da Igreja Ortodoxa local aumentou sozinho o número de nascimentos do país em 20%, ao prometer que batizaria pessoalmente os novos filhos de famílias que já tivessem duas crianças ou mais. Causou um baby boom.

A História continua. O futuro não está escrito em lugar algum.

6 comentários:

Diogo disse...

Favor definir o "ocidente tradicionalista branco judaico-cristão".

Vitor disse...

Posso definir? É a sociedade que permite o livre-arbítrio, desde que este respeite o espírito das leis. Para todos nós que vivemos nessa sociedade é difícil perceber como o ambiente nos é salutar.

Para o blogueiro iraniano condenado à morte nossa sociedade é um sonho distante.

Essa é a sociedade que permite que uma moça escolha seu parceiro sexual. Permite que um homem possa viver em matrimônio com outro homem sem apedrejá-los.

Mas essa sociedade apresenta indivíduos odiosos que usam alguns dos preceitos da própria sociedade (tolerância e respeito) para permitir que vagabundos botocudos como Jake Farhi andem livres impondo sua pseudo-macheza.

Diogo disse...

Obrigado Vitor.

"É a sociedade que permite o livre-arbítrio, desde que este RESPEITE o espírito das LEIS."

Resumindo: essa sociedade utópica não existe.

Mr X disse...

Diogo,

Coloquei entre aspas e com ® um pouco ironicamente, justamente porque é um conceito algo complicado de definir.

Eu não acho que o tal "ocidente-tradicional-judaico-cristão-etc" seja perfeito, aliás nem mesmo tenho certeza que exista, não de forma pura, certamente. É uma idéia, ou conjunto de idéias, uma convenção em suma. O Ocidente também recebeu influxos do Oriente e vice-versa.

Mas resumindo: é o Estado de Direito derivado da longa tradição greco-romana, com liberdade de expressão e econômica, seguindo os valores morais judaico-cristãos mas com separação entre Estado e Igreja, valorização da liberdade, propriedade e busca da felicidade.

Todas coisas que estão a perigo hoje em dia.

Chesterton disse...

Diogo, é tão fácil compreender, faz um esforcinho....

Danilo Sergio Pallar Lemos disse...

Parabêns pelo seu blog.
Assunto bastante relevante, apoiar Israel é um pedido de Deus para nós.
Acesse meu blog. www.vivendoteologia.blogspot.com