segunda-feira, 23 de março de 2009

O enigma Obama

Os leitores aí no Brasil não estão por dentro das discussões que rolam aqui nos EUA em relação às medidas de Obama. Assistem talvez clipes da CNN ou da Globonews que não dão uma medida exata do descontentamento e perplexidade com que estão sendo recebidas várias das medidas do novo governo pelo povo. A sensação, mesmo entre vários dos que votaram no negro maravilha, é de um certo amadorismo.

Claro, ainda há os entusiastas e os esperançosos, e ainda haverá por um bom tempo.

Todo entusiasta de programas sociais fala como se o dinheiro para pagá-los nascesse em árvores. Poucos posts abaixo discutia-se sobre os maravilhosos hospitais públicos franceses que oferecem serviço "de graça" até a clandestinos. O Pax continua falando sobre as maravilhas da educação pública na Finlândia (Além de outras questões, sabe quantas pessoas moram na Finlândia? 5 milhões. É mais ou menos o número de pessoas que da região metropolitana de Porto Alegre. Tamanho importa, sim.)

Obama está alocando trilhões e mais trilhões de dólares para programas sociais (outros trilhões são os bailouts a empresas várias para supostamente resolver a crise financeira). De onde sai esse dinheiro? Está todo sendo colocado na conta dos jovens que votaram em Obama e suas políticas. São eles que, quando forem adultos, pagarão por tudo isso com o suor do seu rosto - se conseguirem. Mark Steyn explica aqui.

Mas se fosse apenas isso, seria até tranquilo. O mais grave é que Obama está piorando a economia, e gerando o risco de trazer a desvalorizaçao do dólar e o colapso financeiro. A cada medida, a cada pronunciamento seu o Dow Jones cai mais alguns pontos. A sua solução para o problema do crédito hipotecário, sabem qual é? Emprestar mais dinheiro aos que não conseguiram pagar suas casas, para que possam fazê-lo. Já os que pagaram tudo em dia, só ganham aumento de imposto. Premiar os delinquentes, punir os que pagam em dia. Mesmo os obamistas estão achando estranho.

Outra lei obamista de controle de alimentos está prejudicando os mercados populares e vendedores de alimentos orgânicos. Ora, quem compra e vende alimentos orgânicos? Os eleitores de Obama, é claro. Alguns já começam a se incomodar.

E nem falemos do Afeganistão, onde a palavra de ordem é "estratégia de saída". Quem fala assim, já começou perdendo. Melhor retirar as tropas amanhã mesmo, então. Ao menos salva a vida dos soldados.

Obama é uma charada envolvida em mistério, dentro de um enigma.
Barack Obama

37 comentários:

Anônimo disse...

dizem que é de propósito...

Anônimo disse...

Obama errou de país ao se candidatar.

Torrar dinheiro em assistencialismo sem resultados (fome zero, alguem?) e achar que o dinheiro publico não pertence ao publico e sim que ele se materializa magicamente nos cofres do estado é Brasil demais

Anônimo disse...

Esse sacada que quem vai pagar a conta é exatamente a faixa da população que elegeu o "bem-intencionado" é ótima.

Anônimo disse...

Apenas a Fox News (na verdade o Glenn Beck) deu destaque ao fato do FED ter impresso 1.2 trilhão de dólares semana passada para comprar titulos do tesouro.
Eu também acho que isso é de propósito. Só pode ser.

Anônimo disse...

I Voted Democrat Because…

I voted Democrat because I love the fact that I can now marry whoever I want. I decided to marry my horse.

I voted Democrat because I believe oil companies’ profits of 4% on a gallon of gas are obscene but the government taxing the same gallon of gas at 18% isn’t.Democrat Logo

I voted Democrat because I’m not concerned about the slaughter of millions of babies so long as we keep all death row inmates alive.

I voted Democrat because freedom of speech is fine as long as nobody is offended by it.

I voted Democrat because I believe that people who can’t tell us if it will rain on Friday can tell us that the polar ice caps will melt away in ten years if I don’t start driving a Prius.

I voted Democrat because when we pull out of Iraq I trust that the bad guys will stop what they’re doing, because they now think we’re good people.

I voted Democrat because I believe liberal judges need to rewrite the Constitution every few days to suit some fringe kooks who would never get their agendas past the voters.

I voted Democrat because I believe the government will do a better job of spending the money I earn than I would.

I voted Democrat because I’m way too irresponsible to own a gun, and I know that my local police are all I need to protect me from murderers and thieves.

A Liberal is a person who will give away everything they don’t own.” -- Ron, the Gregarious Hermit.

Anônimo disse...

tenho lido umas coisas creepy tbm...no affair AIG por exemplo, parece que obama e tim geithner, estavam sabendo da atribuiçao dos bonus...e fizeram vista grossa....

mas a situaçao por la anda tao ruim que ainda é cedo pra julgar.....

Anônimo disse...

Olavão avisou!

Anônimo disse...

Deixa de ser mentiroso, X, se você está nos EUA, o Chester, vulgo Frangão, está em Saturno. Não é preciso estar nos EUA pra acompanhar o debate, que você descreve de maneira extremamente pobre. ... Basta ler, como você faz, a blogosfera yankee!

Que fetiche esse seu, hein? É pra impressionar meninas ou meninos? Diz o X: "eu moro nos States" e a menina/menino diz: "Oh, que lindo!".

Ô mentira da grossa!!! Antes os enrustidos gostavam de consolo, agora gostam dos fetiches virtuais, dizem que são uma coisa, mas são outra.

Anônimo disse...

Mom, I saw a troll...

Citando o Tam-Pax: "Dêxa o hômi trabaiá". Deixamos e olha aí, como diria o cara da Sessão da Tarde, "esse afrodescedentão do barulho aprontando altas confusões".

Anônimo disse...

Tam-Pax? hahahahahaha. Eu estou em Jupiter. Numa lua de Jupiter explorando metano para incendiar a terra.

Anônimo disse...

Como vc. percebe, a direita (Pablito e Chesterton) odeiam as palavras distribuição de renda.

Anônimo disse...

The honeymoon is over. I’m not even sure marriage counseling can save this one. It seems that the mainstream media and President Obama are breaking up.

(oops)

Anônimo disse...

chest misturando amazing com pd..vai trabalhar vagabundo, em vez de ficar ai enrolando o paciente...jupiteriano...

:-)))

Mr X disse...

Até o tiete Krugman está criticando Obama agora... Ih...

Oi confa!

Anônimo disse...

hi sweet carinha ! beijos !
dificil a gente se cruzar direct live...:))

Anônimo disse...

No futuro haverá os computadores quânticos que, alimentados por programas de inteligência artificial, irão resolver todo e qualquer problema financeiro que a geração atual legar à posteridade.

Esse pessoal...

Mr X disse...

Que há de novo aí em Paris? Ops, esqueci, na verdade tu não tá em Paris, mas em Plutão, rs rs. Eu estou em Marte, mas sonhando em mudar-me para Vênus. Onde será que nosso anônimo mora?

Mr X disse...

Ops, o comentário era pra confetti* é claro. Tem ido lá no PD, conf?

Bj!

MariEdy disse...

Só para vocês terem uma idéia, o pessoal do Texas está começando a semear a idéia de ... separação!
E o chuck Norris se candidata a presidente!
(é só ver o artigo do baixinho invocado no world net daily)
Querem saber? Foram cair na conversa do "a esperança venceu o medo" e deu m**** ...
Realmente, o Olavão avisou!

Anônimo disse...

tenho ido la no pd sim, chose.... e sinto sua falta !!
pinta la...pour moi...allez...:-))

pax e chest tbm iam gostar de te reler por la ...

cadê rw ? sera que teve recaida de serial lover ? tou com saudades dele tbm...

Anônimo disse...

Confa , o X perdeu a paciencia com o PD tem tempo.

Pax disse...

Mr X pira e espirra dados inacreditavelmente falsos.

A região metropolitana de Porto Alegre tem, no máximo, 2 milhões de habitantes e não 5 milhões.

E não entendo qual a diferença de um modelo dar cento para 5 milhões de pessoas e não dar certo para 200 milhões de pessoas.

Ok, não quer dar Educação para a população é um direito teu. E é um meu discordar completamente dessa visão.

O modelo americano de Saúde, por exemplo, é um que não deu certo, vive de seus lóbis (sim, pode-se escrever assim tb) canalhas e deixa boa parte da população sem assistência mínima. Aliás, o Obama que você tanto critica, deve, além da web e de outras coisas, às suas promessas de mudar nessa área. Coisa que não tenho certeza se conseguirá. De tão canalha que é essa "indústria" nos EUA.

E para (agora sem acento) de me usar e de me amar tanto. Sou só o ombundsman do blog, não o pauteiro!

Ou, então, aumenta meu salário. Pois aí seria acumular cargos. Cada coisa que me acontece por aqui. Maldita hora que resolvi adotar você e o Chesterton para tentar curá-los desses males malígnos. :-)

Pax disse...

deve... sua vitória nas eleições...

sorry.

Anônimo disse...

Já que você citou os hospitais públicos, sabia que a cidade de Rio Grande, no sul do RS, esta anunciando via rádio, para região metropolitana de PoA, a disponibilidade de vagas para cirurgia em quase todas as especialidades.

Via SUS.

Não é nada, não é nada, mas faz pensar.

Mr X disse...

Pax,
Também achei estranho o número, mas li que a população da Grande Porto Alegre, incluindo todas as várias cidades coladas, chegava a 4 milhões. São, segundo a página, dados do IBGE.

Deve ter um erro, já que a população de POA exclusivamente não chega a 2 mi.

Ok, errei, ou melhor, minha fonte fidedigna (wikipedia) errou. Processe-me! :-P

Pax disse...

Processar você?

Não, ia acabar com boa parte da minha diversão diária.

Relaxa, e não acredita em tudo que lê na internet, afinal.

Pax disse...

Agora virei o Tam-Pax.

Era só o que me faltava. Não bastasse ter que cuidar do Mr X e do Chesterton agora tem mais um anônimo pra entrar na lista.

NÂO: Lotação esgotada. Já estou cheio de loucos.

:-)

Anônimo disse...

E não entendo qual a diferença de um modelo dar cento para 5 milhões de pessoas e não dar certo para 200 milhões de pessoas.

chest- hein?

Já que você citou os hospitais públicos, sabia que a cidade de Rio Grande, no sul do RS, esta anunciando via rádio, para região metropolitana de PoA, a disponibilidade de vagas para cirurgia em quase todas as especialidades.

Via SUS.

Não é nada, não é nada, mas faz pensar.

chest- faz pensar que ninguem quer....

Pax disse...

Velho e bom Chesterton,

Você já ouviu falar do Método dos Elementos Finitos?

Ora Chesterton, velho e bom Chesterton, vá estudar.

Quem manda não ter ido à Escola? Virou médico. Tá vendo no que dá?

:-)

ps.: Rio Grande conheço de passagem, ao largo, indo para Punta del Este de carro. Gostaria de conhecer melhor a região.

Anônimo disse...

me explica com suas tenras palavras...rsrsrsrsr

Pax disse...

Tenros links

http://www.mspc.eng.br/tecdiv/fem_0110.shtml

Anônimo disse...

um resumo de sua lavra....

Stefano di Pastena disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Stefano di Pastena disse...

Não provoca, Chesterton...Senão o cara recomeça a ladainha do "velho e bom...", "...Desengonçado periscópio de 2,12m..." ...ô, coisa chata.

Quem acompanha a tragédia Obâmica pela mídia brazuca, coitado!, não entenderá nadica de nada quando o Teleprompter, digo, o presidente, sofrer o impeachment. Fosse pouco a escrotérrima piadinha sobre deficientes físicos no programa do Jay Leno (foi uma pura e espontânea mostra de seu mau-caratismo: "gafe" é oooooutra coisa - diz aí, Bush, "Príncipe dos Demônios"!! - copyright A.Jabor), no meio de uma entrevista para o 60 Minutes o cretino começou a gargalhar quando do assunto...economia! Atônito, o jornalista perguntou "O Sr. está bêbado?". Quem diria que os EUA também teriam, um dia, um presidente vulgar, mentiroso e incompetente como os nossos (Quase quase, sinto uma pontinha de orgulho: "olha lá, eles também têm Lulla, tá!?").

Anônimo disse...

Em defesa do Obama, ressalta-se que ele parecia bem menos a vontade com o Lula do que o Bush.

Não rolou aquela velha cumplicidade e frequentadores de mesas de bar.

Anônimo disse...

vou contar para vocês. Os patronos do Obama descobriram ou deixaram descobrir que Obama é inelegível. Logo estão preparando a opinião pública para o impeachment.

David B disse...

Voltei dos EUA há poucos dias e vi que o noticiário é completamente diferente do que divulgam por aqui.
As críticas a Obamessias são muitas, especialmente vindas da Fox News.
Não creio sequer que ele termine seu mandato...