terça-feira, 15 de julho de 2008

O jornalismo da mentira

O jornalismo, ontem uma variação da antiga crônica histórica, hoje virou uma poderosa forma de manipulação popular, pouco interessada na informação, e muito na ideologia.

O aquecimento global, as eleições nos EUA, o Oriente Médio. Tudo é noticiado com base a mentiras, pura e simplesmente mentiras.

Leio agora um artigo do Clarín que informa que na Argentina, "para cada dois nascimentos há um aborto". Os números são absurdos. De fato, não há explicação nenhuma sobre como estes dados foram obtidos, diz apenas que o estudo:

incluyó la estimación de la cantidad de abortos inducidos que se llevan a cabo en nuestro país, con base en dos metodologías internacionales que sólo se aplican en países donde el aborto no está legalizado.

Hummm... Metodologias internacionais... Comunidade internacional... Sempre que usam esses termos, fico com um pé atrás. Com mais pé atrás fico ao saber que os dados, capa do jornal de esquerda Clarín, foram publicados pelo INDEC, órgão governamental famoso por ter manipulado completamente os números da inflação.

E chamam isso de jornalismo.

6 comentários:

Unknown disse...

São como aquelas recentes "pesquisas científicas...", sempre feitas na Índia:
Cerca de 300 pessoas tomaram suco de manga durante 90 dias, dessas 300, apenas 50 tiveram câncer. Portanto, suco de manga é bom para prevenir o Câncer!

Mr X disse...

Não gosto de manga, então espero que não sejam verdadeiras essas pesquisas! :-P

Anônimo disse...

40% dos acidentes de trânsito são causados por quem bebeu antes de dirigir! Quem nunca leu isso em lugar nenhum?

Bom, além da forma questionável como eles coletaram os dados para a pesquisa, devo dizer que beber é bom para evitar acidentes, visto que a maioria é causada pelos que estão sóbrios!

Anônimo disse...

correleixon is not causeixon

Anônimo disse...

http://otambosi.blogspot.com/

bom blog

Mr X disse...

Bacana. Tem esse aqui também que descobri agora:
http://rtfm.rawsocket.org/