quarta-feira, 30 de julho de 2008

O fim de Paris?

Paris é - quem pode negar, certo, confetti? - uma das cidades mais belas e românticas do mundo. Uma das razões para isso é a proibição de construir prédios mais altos do que 37 metros no seu entorno urbano, vigente há várias décadas. E, no entanto, o prefeito socialista Bertrand Delanoè quer mudar as regras e permitir a construção de prédios de até 200 metros de altura. Mais de dois terços da população da cidade é contrária à mudança, mas o prefeito, em perfeita lógica socialista, informa:
"Os parisienses não gostam da idéia de edifícios altos: as pesquisas dizem isso claramente. Mas a missão dos funcionários públicos é guiar-se pelo interesse geral, e não por pesquisas."
Evidentemente, o prefeito e seus funcionários sabem mais sobre qual seria o interesse geral do povo do que meras pesquisas de opinião popular...

Um dos nouveau arquitetos da cidade, sentindo o cheiro de comissões, é a favor do plano para destruir Paris, e afirma que "temos que parar de pensar em Paris como uma cidade-museu." Curiosamente, o mesmo arquiteto é o autor de um dos museus mais horrorosos da cidade.

Os parisienses têm fama de esnobes, chatos e antipáticos, mas nem mesmo eles merecem a feiúra da arquitetura moderna e dos edifícios residenciais de cinqüenta andares.

A Paris do futuro: a Torre Eiffel pode ser vista logo atrás.
(Veja outros projetos medonhos pra Paris de amanhã.)

Nenhum comentário: