quinta-feira, 10 de julho de 2008

O Photoshop do Irã

O Irã fez um teste balístico no outro dia, com mísseis de longo alcance que poderiam atingir não apenas Israel como a Europa. O que é curioso, já que por um lado alega que a busca de energia nuclear é para "fins pacíficos", e pelo outro alega que Israel será destruído em breve.

O engraçado é que nas imagens divulgadas pelo Irã para a mídia, foi usado Photoshop para incrementar a ação. Ao menos um míssil a mais foi incluído no pacote. Talvez dois:


De fato, nos vídeos divulgados aparecem apenas três mísseis, sendo que somente um deles é acompanhado na sua trajetória pelos céus.

É tudo, naturalmente, parte da guerra psicológica entre EUA, Israel e Irã. No outro dia, por exemplo, Israel fez um exercício aéreo na Grécia com dezenas de aviões. A operação chamou-se "Gloriosa Sparta", em referência aos espartanos que resistiram ao ataque da antiga Pérsia...

Manobra de propaganda também, e sinal claro de que o ataque contra as instalações nucleares contra o Irã, se ocorrer, ocorrerá de outro modo.

Outra possibilidade é que a estratégia do Irã com todas as ameaças e testes militares que vem realizando é simplesmente a de gerar mais cortina de fumaça para continuar seu projeto nuclear, e causar tensão mundial para aumentar o preço do petróleo, o que beneficiaria sua problemática economia. Pena (para o Irã) que o mercado esteja se habituando: com o último teste, o preço do barril subiu apenas dois dólares, e depois voltou a cair.

(Tirado do LGF, especialistas em desmascarar imagens photoshopadas...)

Atualização: a foto real, aqui: a manipulação foi para encobrir um dos mísseis que falhou.

4 comentários:

Unknown disse...

Boa MrX, acho que os dois do meio são cópia um do outro e os dois da ponta idem.
:0)

Mr X disse...

Faltou dizer que a sacada não foi minha, mas do blog LGF... Vou ter que colocar um "hat tip" e link!

Pax disse...

Corre Mr X, que aquele que sobrou tá apontado para a Argentina, procurando um famoso Mr que não gosta de muçulmanos.

Corre !

Anônimo disse...

eu tenho a impressão que os aiatoloucos tão querendo levar um teco.Eles compraram essas jostas em algum bazar e acham que amendrontam alguem.