terça-feira, 1 de julho de 2008

Teoria econômica da galinha

No outro dia falei do Mugabe, e de como seu confisco de terras dos brancos acabou com a agricultura local e matando o povo de fome. Pois resulta que é a regra, e não a exceção na África. Nos anos 70, Idi Amin (ditador de Uganda que matava seus rivais em rituais de magia negra e, dizem, até canibalismo) também decidiu expulsar os estrangeiros do país. Não ficou mais ninguém que soubesse operar a indústria, e a economia foi pras cucuias.

Na Venezuela do Chávez e na Bolívia do seu "mini-me" Evo Morales, os mesmos erros se repetem. Nacionalizar indústria. Expulsar empresas estrangeiras. Ferrar-se.

Nem sempre a birra é com os estrangeiros, às vezes com os percebidos como ricos. Na Argentina, o governo aumenta os impostos à agricultura para obter dinheiro a curto prazo, acabando com a produção a longo prazo. Tudo em nome da alegada "redistribuição de riquezas".

Sempre que ouço falar em "redistribuição da riqueza", lembro da fábula da galinha dos ovos de ouro.

Os governantes que querem "redistribuir a riqueza", "tirar dos ricos para dar aos pobres" ou "expulsar os capitalistas opressores" são como o fazendeiro que mata a galinha dos ovos de ouro para fazer um frango assado.

O Rei Momo socialista, Evo Morales.

3 comentários:

Daniel F. Silva disse...

Ou seja, a cara do esquerdismo.

Mr X disse...

A cara do esquerdismo é o Evo vestido de rei inca... Ou sei lá o quê.

Evo viu a uva? :-D

TERRA FIRME disse...

ALÔ AMIGUINHO, NÃO ACHA MELHOR ESTUDAR UM POUCO MAIS DE HISTÓRIA E SOCIOLOGIA ANTES DE ESCREVER POR AI COISAS DE SENTIDO DISTORCIDO E SEM MUITA COERÊNCIA. VOCÊ PERDE MUITA CREDIBILIDADE QUANDO FAZ ISSO. SERIA MELHOR QUE PERGUNTASSE E PESQUISASSE MAIS E NÃO TENTASSE ENFEITAR TANTO USANDO FIGURAS COMO ESTA IMAGEM RIDICULARIZADA DO REI MOMO, POIS VOCÊ ESTÁ DIANTE DE UM PRESIDENTE ELEITO POR UM POVO "EVO MORALES" ELE TRAZ CONSIGO A VONTADADE SOBERANA DE UMA POPULAÇÃO E, COM CERTEZA, ASSIM COMO VOCÊ DESEJA SER RESPEITADO EM SUAS OPINIÕES TODO AQUELE POVO TAMBÉM DESEJA.

ABRAÇOS