quarta-feira, 1 de abril de 2009

O socialismo não é tão ruim

Estive pensando muito nas coisas que o Pax, o anônimo de galochas e outros andaram comentando. Desconfortável com alguns dos textos anteriores, que tendiam demasiado ao radicalismo, pensei que deveria rever alguns conceitos. Em busca de iluminação, comecei a ler Marx, assisti ao filme do Che Guevara e visitei até o site do PSTU. Revi meus dados, contestados pelo Pax, sobre a situação da saúde pública em países como Inglaterra e França. E cheguei a conclusão de que, quem sabe, esse negócio de socialismo, desde que moderado, pode até dar certo.

O fato é que o capitalismo neoliberal, apesar de todas as suas inegáveis vantagens teóricas, na prática não funcionou de modo tão perfeito assim. É verdade que, ao contrário do socialismo, jamais prometeu a igualdade, mas hoje em dia há demasiadas provas da miséria que cria, desde as criancinhas na África à crise econômica financeira mundial atual. Talvez Obama esteja correto em tirar as rédeas das mãos dos capitalistas demasiado selvagens e colocá-las de novo a serviço do povo. Pois tudo se resume nisso: um governo do povo, pelo povo e para o povo.

Por exemplo, peguemos o Chávez. Está certo que ele é uma figura bastante ridícula, com grave tendência ao autoritarismo, mas devemos observar que, ao menos, as condições de vida dos pobres de Caracas efetivamente melhoraram. Se formos a países desenvolvidos como a Suécia, que fomentam uma versão mais light do projeto de redistribuição de renda através de impostos, verificaremos então que a situação é ainda melhor. Apesar do grande número de loiros de olhos azuis, lá a pobreza de fato não existe.

Quanto ao radicalismo islâmico, continuo sendo contrário, embora acredite que o modelo socialista moderado, ao separar radicalmente a Igreja do Estado e ao exigir a submissão do indivíduo às benéficas regras do governo, seja o melhor modelo para conter os excessos do fanatismo. O Islã é, no fundo, uma religião da paz; apenas precisa ser um pouco melhor controlada.

O modelo socialista que proponho, é claro, permaneceria democrático - naturalmente que com partido único para evitar possíveis complicações, já que o povo raramente sabe votar com sabedoria, vide os recentes exemplos de Brasil e EUA.

Viva o socialismo democrático! Ahora y siempre!

27 comentários:

Mr X disse...

Feliz primeiro de abril, pessoal. ;-)

:-P

|3run0 disse...

Pois é. Do meu lado, estou pensando seriamente em largar esta lenga lenga dita científica (um mero construto social refletindo a narrativa hegemônica), e viver de fazer mapa astral...

Anônimo disse...

Anônimo disse...
Caro diogo!
Conheço muito bem você, e sei que tu não consegui imaginar outro tipo de sistema,pois na tua cabeça só tem fumaça,e quando a pessoa só vive com a opinião dos outros é porque você é um vegetal e não sabe!

28 de Março de 2009 07:13


Anônimo disse...
MR X!
Também posso te dizer que lhe conheço muito bem, e sei que posso dizer que você é um maria vai com as outras, pois a pessoa que só fala o que pensa sem usar a logica,não é um animal racional e sim um irracional.

28 de Março de 2009 07:28


Anônimo disse...
E VOCÊ EDU!
Isto que você disse, é uma barbarie,pois as regras da economia só serão distorcidas quando você lança uma teoria econômica para um individuo totalmente leigo,pois eu não acredito que um cara inteligente como você não consegui entender o sistema de mais valia das mercadorias em consumo,eu sei que 1 + 1 é 2 e não 21, e sei que tu tambem sabe.

28 de Março de 2009 07:36

confetti* disse...

eu podia ter escrito esse post, sem que tivesse sido um fake ! :-))


a teoria socialista nao é bonita ? :

"Le mouvement socialiste recherche une justice sociale, condamne les inégalités sociales et l’exploitation de l’homme par l’homme, défend le progrès social, et prône l'avènement d'une société égalitaire, sans classe sociale."


aqui ja vivemos 12 anos de governo socialista e as desigualdades sociais eram menos contrastadas, até hj a direita de sarkozy adota alguns itens daquela época...
nao se trata de debater idéias...no cotidiano, ser de esquerda inclui generosidade, etc

acho que vou ser vaiada...
tou nem ai...

Chesterton disse...

Confetti, s[o pode ser do dia dos tolos...

Anônimo disse...

Puxa, ainda bem que você avisou que é 1º de abril. Que susto!!!

Gerson B disse...

Tava na cara, pô! :)

Unknown disse...

huhahuahua Eu já ia perguntar que coisa boa é essa que você fumou!

Orchot Tzadikim disse...

Caro Mr.X,

Fora do tema do post... que achastes do passeio que a miss universo fez a Guantanamo... a impressão que ela teve do lugar então...

Pax disse...

Uso não autorizado e distorcido da minha imagem pública.

Não gosto do Chávez, não gosto de ditadura, não sou comunista.

Mas acho que os governos têm que prover educação básica gratuíta e de alta qualidade para todos, saúde idem e segurança pública também.

Já você quer montar tuas milícias, tirar as escolas e o futuro dos menos favorecidos e matar as crianças e os velhos nas filas dos não hospitais.

Ok.

Pax disse...

Mr X,

Responde sinceramente:

1 - você gosta de ver pobre cada vez mais pobre?

2 - você sente prazer de ver velhos pobres morrendo nas filas dos hospitais, passando madrugadas sem ter atendimento?

3 - você adoraria montar um bunker com vários seguranças privados, comprar um carro blindado nível 18, criar um shopping de artigos de luxo contrabandeados e encontrar com seus amigos lá?

Ok, nem precisa responder. Eu já sei tuas respostas.

Mas, então, responde uma só: você vai chamar o Chesterton para um happy hour lá no tal shopping?

Edu disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkk

Lendo o texto eu pensava assim: Só pode ser o primeiro de abril mesmo!

Mas vc se entregou quando falou em partido único.

Abraço X

Diogo disse...

Não cai.

Logo vi o tag "loucuras".

Chesterton disse...

Pax disse:

Mas acho que os governos têm que prover educação básica gratuíta e de alta qualidade para todos, saúde idem e segurança pública também.

chest- e tambem transporte terrestre e aéreo, roupas para as 4 estações, dentistas, pasta de dentes e escovas, casa, uma grana para pagar o condominio, ticket de supermercado, uma empregada para os serviços domésticos, TV ( inclusão social), laptop (inclusão digital, uma prancha de surf, um fusquinha (pode ser 72)...enfim, o que falta?

confa* disse...

chesto generalizando e misturando tudo, as usual....

Diogo disse...

Pois é Chest, mas eu prefiro ver o dinheiro dos meus impostos sendo gastos em educação do que com presídios.

Apesar de que educação não é sinônimo de honestidade - vide a Tranqueira.

Diogo disse...

gasto

Chesterton disse...

confa, temos direitos negativos, vida, liberdade e propriedade (não me matarás, me escravizaras e roubarás)e positivos, escola, assistencia, etc...
Quanto mais positivos menos negativos, isto é, quanto mais você deixa que o governo te ajude, mais ele te controla dosando, relativizando os direitos negativos, sacou
Qual a diferença entre ter médico de graça e empregada doméstica de graça? Na essência é a mesma coisa.

confetti* disse...

chest, o governo nao "me ajuda" ! tudo que recebo como prestaçoes publicas, paguei com meus impostos ! e pago também, com prazer, pra que ele ajude os que estao desempregados e sem condiçoes de ter o minimo ! faço minha parte pra viver numa sociedade sem a porra do contraste social brasileiro

mentalidade de esquerdista né....indeed...

chesterton disse...

sorry, conffa ,mas a conta náo fecha. provavelmente se voce recebe do estado está recebendo mais do que paga de impostos. voce é uma consumidora liquida de impostos ou uma pagadora liquida de impostos?
e mais, se os impostos promovem igualdade entree produtivos e improdutivos, está escravizando os produtivos em favor dos improdutivos.

Da C.I.A. disse...

PSOL? Você é um banana!
Negócio mesmo é o PCO, pelo menos eles fazem mó festão de fim de ano!

Sandro P disse...

Hahaha....Primeiro de abril!!!

(Eu ia escrever alguma coisa como: Lula novamente para Presidente, etc, mas nem no dia de hoje dá pra escrever isso. Cruz credo!!!)

Pax disse...

Hoje nem consigo mais ver partidos, vejo alguns nomes que gosto, aqui e ali.

Não enchem duas mãos.

Aliás, a guisa de curiosidade, em guarani, se não me engano, e posso realmente estar enganado, eles contam por mãos, não no sistema decimal.

Uma mão acho que é pô.

Duas mãos é pô pá.

Acho que é isso.

Então, voltando, não gosto de partido algum no Brasil, gosto de alguns pouquíssimos nomes. Nem dá pô pá.

Pax disse...

Já o Mr X acha que o DEM é bonzinho demais, chegando quase ao comunismo.

Mr X quer um partido de CCEAI.

Nem me perguntem o que isso significa que acabo contanto.

confettia* disse...

chesto, que teorias de crap sao essas ? cara, vc ta discutindo idéias, aridas, teoricas ! eu tou falando de fatos... o mundo esta dando um shift violento, nao da pra ficar nessa de "consumidora liquida, pagadora liquefeita" !
como te disse, pago impostos, caros, pago taxas, caras, a vida em paris é uma das mais caras no mundo, mas tenho transporte excelente anytime, tenho hpt publicos que funcionam ( e se vou ao setor privado, sou reembolsada em 75%), a educaçao esta em crise ( no mundo todo) mas a escola funciona e é acessivel à todos! os desempregados tem direitos, as pessoas idosas tem direitos, os clandestinos tem direitos ( menos aqueles que se escondem nas florestas de Calais, esperando a oportunidade de passar incognito pra ilha ali na frente - u.k....isso é outra historia, tenho vergonha desse lance )


entao, isso sao fatos ! fatos que fazem que eu prefira viver aqui que ai...nao estou dizendo que tudo seja perfeito, mas a organizaçao social funciona, mesmo se alguns ainda continuam excluidos...
verdade que o brasil é um pais "jovem"...tem que comer ainda muito feijao pra aprender a respeitar os direitos do povo....

beijos chestô...

( o prefeito de paris, bertrand delanoé é socialista e gay...muito competente, ja foi reeleito algumas vezes....do seu ponto de vista ele deve ser "algum tarado" né ? :))

Chesterton disse...

ele já veio fazer turismo sexual (infantil) no nordeste brasileiro? Em caso afirmativo, sim, é tarado.
Você em Paris não paga trem nem metro? Qual a dica?
Como disse antes, tudo que você recebe de mão beijada hoje foi pago por alguem, ontem, ou há 10 anos, mas alguem pagou para você. A França e alguns paises podem se dar ao luxo de gastar a riqueza que acumularam praticando capitalismo (ou guerras, mrcantilismo, etc) em benesses para todo mundo, não é o caso do Brasil. Inclusive permitir que você se inscreva nas Allocationes Familliales.
Consumidor liquido de impostos é o sujeito que trabalha para o governo, recebe 10 e paga 30 de imposto e proclama: Eu pago impostos tambem!
Não, ele não paga impostos, apenas recebe 7 do governo. Recebe na verdade do erário público, tendo o governo como intermediario.

confettia* disse...

ah cansei...eu deixo vc ter razao... alias, vc deve ter razao....

bonne journée mon chestô