quinta-feira, 16 de abril de 2009

As minorias tem mais direitos?

Uma notícia, no mínimo, curiosa: o Estado de São Paulo foi condenado a indenizar e pagar pensão vitalícia a um cidadão homosexual atacado por skinheads.

A acusação é que o Estado não estava ali para protegê-lo na hora em que foi agredido. Diz a defensora pública responsável pela ação:

"É uma decisão importante porque surge como uma forma de pressionar o Estado a melhorar a segurança oferecida. Sabemos que não dá para colocar um policial em cada esquina, mas não era o caso. A polícia sabia que aquele lugar tinha ataques homofóbicos. E ele só foi agredido por isso, por ser gay."

Bem, sou a favor de melhorar a segurança oferecida, mas será que se não se tratasse de uma dita minoria o caso teria o mesmo destino? Ou os milhões de assaltados pelo Brasil afora poderão agora exigir bolsa-assalto também?

Além disso, a história é toda meio suspeita. Segundo a defensora, o rapaz foi atacado por ser gay. Será? A vítima relata que seus agressores não disseram nada quando o atacaram.
O cabeleireiro Sérgio Carlos Pessoa, 32, que caminhava pelo local na companhia de amigo, foi cercado por um grupo de oito homens vestidos de preto e de coturnos. Sem dizer nada, conforme contou Pessoa ao juiz, o grupo começou a agredir seu amigo e, em seguida, ele.
Poderia ser um grupo que não odiava gays, mas cabeleireiros. Poderiam ser clientes insatisfeitos, reduzidos a ter a cabeça rapada devido aos maléficos cortes realizados no salão de Pessoa. Bem, não importa: é claro que agressões contra homossexuais existem e devem ser punidas. O curioso é apenas que os gays, por mera causa de sua opção (?) sexual, tenham mais direitos do que o restante dos cidadãos.

O jornalista Reinaldo Azevedo também comenta as curiosas estatísticas sobre a homofobia, segundo as quais 190 brasileiros gays, lésbicos, travestis e bissexuais foram mortos em 2008. Um número, na verdade, muito reduzido, comparado com os 50.000 mortos todo ano pela violência urbana no Brasil. Se os gays são perseguidos, então os heterossexuais sofrem muito mais com a heterofobia.

Além disso, como saber quando o caso é motivado por ódio ou por algum outro motivo? Quantos não foram casos em que a vítima não foi assassinada pelo próprio parceiro ou conhecido? Sem considerar o fato de que nem todos os gays são tão abertos assim em relação à sua sexualidade, nem andam pela rua com camiseta cor-de-rosa ou disco da Barbara Streisand embaixo do braço, e, portanto, mesmo sendo vítimas de violência aleatória, não podemos saber se são vítimas da homofobia ou não.

Dessa forma, os únicos crimes violentos que poderíamos classificar sem nenhuma sombra de dúvida como crimes "homofóbicos" seriam os contra os travestis. Porém, em virtude de sua própria, hã, profissão, eles estão sempre mais a risco de sofrer violência do que os outros cidadãos. Há mais agressão contra travestis do que contra prostitutas/os em geral? Não sei se há estatísticas, talvez seria interessante saber.

De qualquer modo, apesar das maluquices proferidas pelo presidente Lula, não creio de modo algum que o Brasil seja um país homofóbico. Ao contrário. Exportamos travestis para o mundo inteiro. Muito antes de qualquer transexual americano ou europeu famoso, já tínhamos a Roberta Close. Antes de qualquer passeata GBSLT, a celebração do homossexualismo e do travestismo já eram parte principal do maior evento cultural do país, o Carnaval.

Hoje, gays tem todo o direito de criticar a Igreja e quem mais quiserem. Enquanto isso, o blogueiro Júlio Severo teve que fugir do Brasil para não ser preso por homofobia.

Isso nos faz chegar a conclusão que, hoje em dia, só há uma minoria oprimida: é a minoria branca cristã...

Batman também já foi vítima de homofobia.

9 comentários:

Chesterton disse...

Skinnheads não são gays? Oito caras de cabeça raspada e de coturno para mim é baile gay.

Bispo Macedo disse...

Segundo Freud, os Skin são gays enrustidos. Eles tem vontade de queimar a rosca, isto no plano inconsciente. Como, no plano consciente, vivem num dilema que não resolvem, atacam o seu objeto de desejo.
Por outro lado,segundo os cânones freudianos, os esquerdistas são infantis, carentes, idealizando o governo como o "pai", a figura paterna que lhes é necessária para suprir uma insegurança interior.
Freud explica tudo!

Diogo disse...

Klksjfdhjkl.

E o prêmio comentário do ano vai para o Chesterton.

Jonas Binelli disse...

Ahm... Desculpe perguntar, mas essa conclusão a que tu chegou, tu tá falando sério?

|3run0 disse...

OT, mas vc viu que o Spengler se revelou?

Chesterton disse...

Bereuno, grande link.

Cfe disse...

Esse juiz deveria ser suspensa.

Mr X disse...

Caracas!

Mr X disse...

Fiz post novo sobre o Spengler. Skinheads são mesmo gays. Conclusão, piada? Talvez.

De qualquer modo, direitos e deveres devem ser iguais para todos os cidadãos, independentemente se fazem parte de minorias ou não. Não acredito em "ação afirmativa" e muito menos em "direito afirmativo".