terça-feira, 28 de abril de 2009
Um bicho às terças
Fazia tempo que não havia um "bicho às terças". É que demorou para chegar: trata-se do caracol, que anda a uma velocidade máxima de 40 metros por hora.
O molusco gastrópode terrestre (se for aquático, é caramujo, ainda que muitos usem os dois termos indistintamente) tem glândulas que secretam um muco que o ajuda a deslizar pelas superfícies lisas.
Da cabeça do caracol saem quatro tentáculos, todos retráteis: dois são a base dos olhos e dois são usados para o tato e o olfato. Os caracóis e caramujos nascem com uma protoconcha, que já contém todas as camadas da concha dos
adultos. À medida que cresce, uma glândula no manto vai secretando as três camadas que formam o material.
O animal é hermafrodita, mas necessita de um parceiro para procriar. Não é casamento gay, já que ambos possuem ambos os sexos e cada orgão sexual faz contato com o respectivo órgão oposto.
Os gosmentos moluscos morrem ao contato com o sal, pois, como sabe todo aquele que estudou química no segundo grau, o sal absorve a água do corpo do caracol por um processo de osmose.
Há caracóis comestíveis e inofensivos, que na boca dos franceses tornam-se escargot. Outras espécies, no entanto, podem ser hospedeiros de vermes e transmitem doenças como a esquistossomose. O caracol gigante africano, que pode chegar a 20 centímetros, tem um muco irritante que pode causar distúrbios nervosos e até hemorragia interna. Não é o caso dos caracóis da foto abaixo, que são inofensivos.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Cara, não sei... me bateu uma fome! Mas estou tão longe da França...
Estava sentindo falta do ''Um bicho às terças''!
Hehehe. :-) Kct, já comeu caracol, isto é, escargot? A confetti* come todo dia no café da manhã! :-P
Aliás, a garota da foto parece ser a recordista do maior número de caracóis no rosto, 25:
http://www.ananova.com/news/story/sm_3051713.html
Minha mãe comia essa coisa!
Ah, é nojento! Sempre achei que aquela história do sal fosse mito. Que legal, onde vou achar um caracol????
Postar um comentário