terça-feira, 14 de abril de 2009

A face do crime

As recentes fotos de Phil Spector, condenado por homicídio, trouxeram de novo à minha mente as teorias de Cesare Lombroso. Segundo o estudioso italiano, o criminoso teria características inatas, hereditárias, e poderia ser identificado por uma série de aspectos físicos. Todo bandido, em suma, teria cara de bandido.

Embora a teoria tenha sido desacreditada, às vezes parece-me pensar que algo de razão ele tinha. Você não percebeu já como grande parte dos psicopatas tem cara de psicopata mesmo? E como os picaretas tem cara de picaretas? Observe esta galeria bizarra de fotos policiais, e veja se não é assim mesmo.

12 comentários:

andremc disse...

haha, me lembrou esse texto do maddox: http://www.thebestpageintheuniverse.net/c.cgi?u=spot_the_pedo

confetti* disse...

picareta é vc, mon chose chéri ! publicando teses absurdas e discriminatorias que sao completamente "desacreditadas" como vc mesmo disse, mon amour...
a palavra é uma arma que vc as vezes usa sem cuidado nenhum...

tendres baisers....

confetti* disse...

( ainda bem que vc nao tem "cara" de picareta...))

chesterton disse...

esse cara foi um genio musical....

Chesterton disse...

Dois textos para guardar e refletir. O Claudio sobre a consciência e o Reinaldão sobre caráter.

confetti* disse...

é mesmo chesto, phil spector realmente foi genio musical...

incrivel como um belo dia você acorda "assassino"...

Anônimo disse...

Eu não gosto de gente feia mesmo.

Meu padrão é o fisiculturismo. Mulher sarada é o melhor.

Esses caras, vagabundos que adoram falar e falar, com suas barrigas murchas, pra mim é tudo viado.

Creio que o X se encaixa na categoria dos preguiçosos e moxibentos.

Fabio Marton disse...

Acho que eles tem cara de burro mesmo. Pode ser o susto, pode ser porque bandido violento é burro, pode ser porque quase só bandido burro acaba indo parar nessa situação.

Mr X disse...

Talvez o Fábio tenha razão. Tem esse mito que os criminosos e em especial os assassinos e serial killers tenham QI alto, mas é bobagem. A maioria dos criminosos tem QI de ameba, escolhem o crime por ser o caminho mais fácil.

Acho que tem um texto do Nabokovo sobre isso, como os assassinos são em geral burros.

Quanto a esse anônimala que deu para me perseguir, quem será? Deve ser alguém do blog do PD. Apostas sobre sua identidade aqui mesmo.

Stefano di Pastena disse...

Lula e seu ministério é um tratado Lombrosiano purinho, purinho.

Orlando Tambosi disse...

Com essa cara aí, nem é preciso "chamar" o Lombroso.

Gunnar disse...

Discordo, e com força. Diariamente sou oprimido por criminosos que tem cara de mãe de família, executivo, playboy, senhor de idade...

São o tipo de criminoso que não consegue ver uma bicicleta na rua que já sai buzinando, tocando em cima, fechando e dando fina. Todos assassinos em potencial.