sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Educação sexual


A educação sexual nas escolas serve para alguma coisa? Pesquisas indicam que tanto os jovens que tiveram aulas de educação sexual quanto os que não tiveram têm o mesmo nível de gravidez adolescente e o mesmo nível de conhecimento sobre uso de camisinha, DSTs e métodos anti-concepcionais. Se moças continuam engravidando, em geral não é por não saber a história das abelhas e das flores. Sexo sempre se aprende, não necessariamente na escola.

Mas alguns desses famosos "especialistas" argumentam que o problema é que a educação sexual começa tarde demais, e deveria ser ministrada a crianças de cinco anos. Estranho, nunca soube de crianças de cinco anos grávidas. De nove, acho que sim.

O curioso é que há dois approaches de educação sexual - o que promove a abstinência, favorecido pelos conservadores, e o chamado "comprehensive sex education", que promove os anti-concepcionais, favorecido pelos liberais - mas nenhum parece funcionar muito. As garotas continuam engravidando e os garotos continuam pegando doenças. Na verdade, os programas pró-abstinência até reduzem por um período a atividade sexual, embora seu efeito não seja muito duradouro. É algo melhor do que o método "comprehensive" (abrangente), que não tem efeito nenhum.

E o mais curioso de tudo: a maioria dos jovens americanos é a favor dos programas pró-abstinência e acredita que eles funcionam... Ué!

A perereca da professora.

6 comentários:

Unknown disse...

Falar sobre sexo? Você saberá quando...
http://casadokct.blogspot.com/2008/09/falar-sobre-sexo-voc-saber-quando.html

Anônimo disse...

Sexo sempre se aprende, não necessariamente na escola.

Se aprende a bilogia. A parte lúdica da coisa é que são elas...

"Onde há vaca existe touro, este é o primeiro decreto
E até o mais analfabeto sabe brincar de namoro"
Jayme Caetano Braun

http://letras.terra.com.br/luiz-marenco/178700/

Pax disse...

Tá confuso desengonçado? Quer saber como funciona?

Pergunta pra Sarah.

Anônimo disse...

huahuahuahua o Pax não perde uma!

Mr X disse...

:-/

Doutrina Cristã disse...

é um assunto polemico mas necessario. temos que praparar essa turma para o futuro. no meu tempo foi difícl.
seguindo seu blog.
visite o nosso e siga-nos

abraço