quarta-feira, 10 de setembro de 2008

O povo como ele é

A esquerda fala sempre em nome do "povo" ou da "classe trabalhadora". Mas às vezes parece que o "povo" de que falam é um povo abstrato, idealizado, ou morador de algum outro planeta.

Por exemplo, o povo brasileiro é em sua grande maioria contrário ao aborto, a favor da pena de morte e da diminuição da maioridade penal, odeia (salvo exceções) o cinema brasileiro, gosta de sertanejo mais do que de Caetano Veloso. E no entanto os partidos de esquerda sempre falam em defender os valores do povo, mesmo quando planejam políticas completamente contrárias ao gosto popular.

A mesma coisa ocorre nos EUA. Uma articulista (canadense, para pior) observa que os Democratas seriam bem melhores para o povo americano mais humilde (working class). Dito isso, passa a chamar esse mesmo povo de lixo (white trash), caipira (hillbillies), ignorante, barulhento (rural, loud, proudly unlettered), sexualmente inadequado, recalcado e trouxa por votar em McCain-Palin. E depois se surpreende que esse povo não vote nos Democratas...

(Aqui uma análise da coluna pelo humorista Lileks).

Eita pôvo burro, sô.

Nenhum comentário: