O mundo está ficando pior ou melhor? Confesso que não sei. Às vezes me preocupo. E preferiria pensar que no passado tudo era mais simples.
E, no entanto, será que era mesmo? Setenta anos atrás ocorria o maior genocídio da História. Trinta anos atrás qualquer mal-entendido entre russos e americanos ameaçava explodir o mundo inteiro. Assasinos psicóticos sempre houveram. O mal sempre existiu, em toda a sua banalidade.
Por outro lado, a ciência, a tecnologia e a medicina nunca evoluíram tanto. A prosperidade espalhou-se pelo mundo. Não obstante os lamentos dos anti-capitalistas, radicais ecologistas, malucos socialistas, idiotas fundamentalistas e demais descontentes de plantão, a pobreza diminuiu muito nos últimos cem anos em todo o mundo. Há menos pobres e até menos desigualdade social. Maior longevidade e melhor qualidade de vida.
E, no entanto, nuvens cinzentas pairam (como sempre) no horizonte. E ninguém sabe bem o que vai acontecer.
O mundo está ficando pior ou melhor? Talvez esteja como sempre esteve.

6 comentários:
trocar...
Assasinos psicóticos sempre houveram.
por
Assasinos psicóticos sempre houve.
de nada.
Assaz, assaSSinos.
Aliás, o maior genocídio da História é difícil definir.
Tantos foram mundo afora.
E a humanidade melhorou,graças aos descontentes de plantão, os inconformados e o contraponto - claro, dos que olham para frente.
Tem muito conformado fundamentalista que olha para o retrovisor.
Acho o mundo, como um todo, continua (e continuará) sempre a mesma porcaria... melhor e pior é o que cada um faz na sua vida.
também acho ! :))
chose,ta viajando ? fala...
tá melhorando, e muuuuitiiiiio. Apesar das tentativas de islâmicos, índios e comuno-vegetarianos em geral de nos levar de volta a idade do bronze.
Odeio o verbo haver impessoal. :-(
Postar um comentário