terça-feira, 25 de março de 2008

Um bicho às terças

Estive em Salta no feriado, passando justamente por esta estrada que se vê no vídeo. A província de Salta fica ao norte da Argentina, fazendo fronteira com a Bolívia e o Chile. É uma região bem diferente de Buenos Aires ou do sul da Argentina, lembrando mais - em termos de fauna, flora, pessoas e costumes - a Bolívia ou o Peru. Parte de Salta antigamente fazia parte do extenso império Inca, sendo que até mesmo foram encontradas múmias incas extremamente bem conservadas no topo de uma de suas montanhas (os chamados niños de Llullaillaco).

A llama, como ocorre em toda a região andina, é um animal típico dessa região. Trata-se de um camelídeo exclusivo da América do Sul. Quando chegaram à América, os espanhóis acreditaram por um tempo que os Incas seriam os descendentes de uma das doze tribos perdidas de Israel, e que as llamas seriam animais saídos da Arca de Noé.

Hoje se sabe que a migração do animal deu-se no processo inverso: um ancestral das llamas, originário da América, cruzou até o Oriente, terminando por evoluir no camelo e no dromedário.

A llama, ao contrário de seus parentes selvagens vicunha e guanaco, existe apenas em estado doméstico hoje, sendo apreciada principalmente pela sua lã. Há evidências que o animal já era domesticado desde o período pré-incaico.

As llamas, como sabe qualquer um que leu "Tintin e o Templo do Sol", têm o costume de cuspir quando se sentem ameaçadas. (Não é mito, podem ver no vídeo do link).


5 comentários:

Anônimo disse...

eu !! tava no norte com quem chose ? trouxe presente pra mim ? ja vi lhama cuspir...))

Pax disse...

Resta saber se a llama é carinhosa com o Mr X ou o Mr X é carinhoso com a llama. Taí uma grande questão.

No mais, além da llama, alguém tava junto na viagem, desengonçado?

Marcelo disse...

X,

Achei muito interessante a explicação da origem dos camelos e dromedários, realmente não sabia disso.

Quanto ao ótimo vídeo, essa fama cuspideira dos camelídeos é notória. Os dromedários do Zoo de Sampa já me presentearam com uma dessas.

Anônimo disse...

tan tan e milu, maravilhosos

Anônimo disse...

Sempre achei esse bicho bem simpático, mas não sabia que ele era assim tão mal-educado?
A propósito, tem aqui um vídeo de um parente das Lhamas bem curioso: http://www.youtube.com/watch?v=GP5D2apU2SE