sábado, 15 de março de 2008

Etanol causa fome mundial

Navegando pela Internet, encontrei um interessantíssimo artigo de um tal David Warren, que fala sobre o biodiesel e como este pode causar uma fome mundial. Diz ele:
Um esquema para matar os pobres do mundo através da fome já foi lançado pelos "experts" ambientais, e está mostrando resultados promissores. (...) Transformando grande parte da limitada terra arável do mundo em plantação de grãos para biodiesel, a revolução ambiental está criando as condições para uma fome mundial em escala colossal.

De fato, os preços de certos alimentos já aumentaram substancialmente devido ao biodiesel. Os italianos estão se queixando do aumento no preço da pasta. No México há protestos pelo aumento do preço da tortilla. Se no Primeiro Mundo tal aumento de preços é suportável, nos lugares mais pobres da África e da Ásia, esse aumento global dos preços poderá se revelar bem mais prejudicial. A própria ONU observa que os custos de ajuda alimentar aos países pobres subiu em 40% desde Junho passado. Warren conclui:
E tudo isso pra quê? Para que nós, ricos, possamos sentir a satisfação esnobe de estar "protegendo o ambiente" enquanto abastacemos com biodiesel. (...) O triunfo do "ambientalismo" é sintomático da loucura que tomou nossas elites, sob o encanto do "políticamente correto" - pois há uma loucura real quando se cria um desastre real e previsível para evitar um desastre imaginário.

6 comentários:

Pax disse...

Sei não. Parece que o problema maior é com o projeto com milho e não com cana de açúcar. Vamos devagar nas pedras Mr X.

O desastre não é imaginário. Você é que é teimoso, além de desengonçado. Na boa, aqui você perde pontos nessa tua inteligência "Amazing"

Mr X disse...

Oi Pax,
Pode não ser imaginário, mas vale a pena causar desastres atuais pra impedir dsastres futuros? Tem que se pensar nessas coisas. O biodiesel claramente não é solução, vai ter que se pensar em outro tipo de energia. Hidrogênio?

Anônimo disse...

Voces pensem o seguinte, uma das maiores causas da impossibilidade da agricultura familiar é o baixissimo ´preço da comida. Se a comida começar a custar caro, pequenas propriedades vão se tornar viáveis, plantar para comer vai valer a pena. Só uma ideia.

Anônimo disse...

dracula afe maria,vem ca vou te rezar com arruda !!

agricultura, problema enorme...na europa ta acabando...grow your own me agrada ! tou até recomeçando com as sementinhas aqui no meu balcon, ja que a primavera ta chegando...

Anônimo disse...

Discordo de vocês quanto à negação do aquecimento global pela poluição.

Mas tambem acho que o biodiesel não é solução. Hidrogênio, ar, eletricidade ou energia solar me parecem caminhos interessantes.

Mas alem disso o investimento em transporte coletivo e a racionalização da matriz de produção e consumo de energia são indispensáveis.

Unknown disse...

A p mim a fome do mundo está mais relacionado com a comcentração de renda no mundo de hj(como sempre né), ou seja, se ouvesse uma distribuição de renda nos países mais pobres do mundo por part dos políticos isso acabaria.
=]