quinta-feira, 6 de março de 2008

Há algo de bom na esquerda?

O Chesterton mandou a outra vez um link informando que um psiquiatra havia descoberto que o esquerdismo era uma doença mental. A notícia não me surpreende. Porém, em nome do equilíbrio e do bom humor, hoje me dedicarei a perguntar se não haveria algo de útil ou bom na esquerda.

O Pedro Doria fez hoje um post dizendo que não existe mais esquerda nem direita - e no fim do post declarou-se de esquerda. Vai entender. Seguiu-se, nos comentários, um lamentável festival de comentários de esquerdistas defendendo ou justificando as FARC e, claro, criticando Uribe, bem como os eternos comentários defendendo Hamas, Hezbollah, Fidel, Chávez, etc etc etc.

De qualquer modo, concordo parcialmente com o Pedro: não existe esquerda ou direita - existe esquerda, direita, acima e abaixo, como mostra o quadro deste teste de inclinação ideológica.

Mas voltando à pergunta: existe algo de útil na esquerda?

Sim, na medida em que ajuda a conter os possíveis excessos da direita. De acordo com a curva de distribuição normal, afinal, a maioria das pessoas sempre está no centro, de qualquer modo. E, embora hoje grande parte dos esquerdistas se dedique a defender terroristas do Hamas ou das FARC, há causas liberais clássicas válidas como direitos civis, ambientalismo, liberdade de expressão, etc etc etc.

(A minha crítica em geral nunca é ao liberalismo clássico, mas sim ao marxismo.)

Mas enfim, embora gostaria de desenvolver melhor o assunto, é tarde e não vou ficar incomodando vocês com um texto maçante - até por que tudo já foi muito bem explicado pelos famosos sociólogos criadores do desenho "South Park", só que no filme de bonecos "Team América". Cliquem na figura para assistir.


(Legendas: "pussies" = esquerdistas, "dicks" = direitistas, e "assholes" = ditadores, guerrilheiros, criminosos, terroristas, FARC, fdps em geral.)

Nenhum comentário: