segunda-feira, 10 de março de 2008

O Islã é bárbaro ou só comete barbaridades?

O escriba que assina como Spengler no Asia Times escreveu nova coluna sobre o Islã, na qual tenta responder a "pergunta tostines" do islamismo: Os muçulmanos que cometem atos bárbaros o fazem porque são "maus muçulmanos" ou porque são "bons muçulmanos"?

Em outras palavras, suas práticas bárbaras (mutilação genital, apedrejamento, morte de apóstatas, assassinatos da honra, terrorismo) são originárias da própria religião (Corão, hadiths) ou são originários de culturas primitivas anteriores (cultura árbare, etc) às quais os islamismo se superpõe?

Spengler argumenta que o que ocorre é uma mistura dos dois, pois o islamismo não pode ser separado da cultura primitiva. Para Spengler, o islamismo é numa religião que parodia as duas fés monoteístas anteriores (judaísmo e cristianismo), mas termina mais próxima mesmo é do paganismo (na acepção de Franz Rosensweig).


Nota: embora Spengler utilize o nome do filósofo alemão Oswald Spengler, que escreveu "A decadência da cultura ocidental", ninguém sabe quem ele é. Sabe-se que ele tem seu próprio fórum no qual sempre se comunica com os leitores. Fala alemão fluentemente. É provavelmente europeu, talvez - pelo domínio do idioma - inglês, embora fale muito sobre os EUA e deva morar em algum país asiático. Diz acreditar em Deus mas jamais especificou sua religião. É, provavelmente, cristão, talvez católico, mas tem parece ter simpatia pelo judaísmo, sendo fã do teólogo judeu Franz Rosenzweig. Escreve mais sobre religião do que diretamente sobre política, mas suas últimas colunas (anteriores a esta) foram bastante críticas ao candidato Barack Obama. Spengler é um curioso fenômeno, tendo ficado famoso principalmente através do seu anonimato na Internet.

5 comentários:

Monsores, André disse...

a kind of inspiration?

Anônimo disse...

http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com/

Mr, vale a pena, o cara é alucinado, um PD turbinado de marcha-ré.

Mr X disse...

oi monsores,
Inspiração? Pelo anonimato, talvez... mas não tenho seu mesmo estilo.

chest,
dá pra levar a sério alguém que tem caros amigos e bourdokão no seu blogroll? valeu por algumas risadas...

Anônimo disse...

chose vc é o spengler !! ou entao copia frases inteiras dele...e moods tbm....

Mr X disse...

Copio nada sua chata! É ele que me copia! :-P