quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Paradoxo

EUA e Israel são sempre criticados, pois é permitida a crítica - seus críticos não apenas não são castigados, como ainda ganham o prêmio do reconhecimento moral de seus pares.

É mais difícil criticar Sudão, Arábia Saudita, Turcomenistão, Rússia, China, especialmente estando dentro desses países. Censura ou prisão são a norma, como recentemente aconteceu com o poeta de Mianmar que se atreveu a fazer uma brincadeira sobre um dos generais da junta.

Portanto, paradoxalmente, o fato de que haja maior número de críticas aos EUA e a Israel é, de fato, a prova da superioridade e da maior liberdade dessas sociedades.

Não consta que tenham havido passeatas contra Hitler e Stalin.

Na foto: Muçulmanos do Islamistão do Norte protestam contra o uso obrigatório de aparelhos de barbear e visitas semestrais ao dentista.

2 comentários:

Fred disse...

O grande problema de uma visão humana sobre um assunto é o ângulo de visão.
Quando um humano foca um assunto sob um ângulo de visão pequeno, digamos 30 graus, ele deixa de ver 330 graus.
O mundo deve aos USA muito, mas muito mesmo, devido a segunda guerra mundial em que graças ao sacrifício dos USA estamos livres de Hitler e seus doidinhos.
Mas não é por isso que temos que ficar calados contra um dos maiores crimes cometido contra um povo como o do Iraque.
Um grupo de pessoas ligados a indústria do petróleo e das armas se apoderaram do governo dos USA para se locupletarem financeiramente.
Mas o povo dos USA é tão bom que vai dar um pontapé na bunda desses safados.
Graças a democracia que lá existe.

Mas que foi um crime contra a humanidade foi.

Mr X disse...

Fred,
Por outro lado, o Saddam cometeu também vários crimes contra a humanidade, e não havia meio de tirá-lo de lá. Se o que tem agora lá no Iraque é melhor, veremos ao longo dos anos. Acho que é.
No mais, na verdade também tenho críticas à guerra do Iraque e ao Bush, mas acho que não são exatamente as mesmas que você.
Um abraço,