sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

Quem é Obama?

A notícia do dia, aparentemente, é a vitória de Obama nas primárias de Iowa. Ainda é cedo para dizer se isso significa o fim da nominação de Hillary (que chegou em terceiro), mas é claramente uma derrota dura para o clã dos Clinton.

Mas quem é Obama? Quais são suas políticas? Sabe-se surpreendentemente pouco sobre suas atuais propostas, embora esta página ajude. É a favor do aborto, do aumento de impostos, do controle de armas e de todas as causas típicas dos "liberals" americanos, mas sua política externa é uma incógnita (um dia disse que se encontraria com Amadinehjad e Chávez, no outro afirmou que os EUA deviam sair do Iraque... e invadir o Paquistão).

Pode até chegar a ser o candidato dos Democratas nestas eleições. Mas seria surpreendente se chegasse à presidência, tendo tão pouca experiência e prometendo políticas intragáveis para a metade mais conservadora do país.

2 comentários:

Anônimo disse...

concordo ! sua challenger tem bem mais competencia pra governar ! vou me repetir, mas uma mulher dirigindo os us, aplicando real politik com toque feminino pode ser interessante pra nosso caos geopolitico...
mas nao acredito em "eleiçoes honestas" no us...o sistema de votos é complicadissimo, os lobbies sao fortes demais...

Pax disse...

Tô mais ou menos como o desengonçado e enorme Mr X de 2,11 m de altura e seu brog desalmado:

Não sei quem é Barak Obama e o que poderia ser seu eventual governo. Já fui no link mas não dá pra tirar conclusões.

Sim, é contra a Guerra no Iraque. Mas, e daí? O que vai fazer? Esse é um dos inúmeros exemplos que me deixam dúvidas e mais dúvidas.

Mas, certa simpatia, confesso.