quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Al-Qaeda no Orkut

Informo-me através do excelente blog Belmont Club que a Al-Qaeda estaria infiltrando-se em sistemas de relacionamento pessoal como Facebook, MSN Spaces e Orkut para obter informações sobre possíveis vítimas como soldados americanos, políticos ou familiares destes. Talvez até o próprio Bin Laden tenha sua página no Orkut.

Justamente por questões de segurança o exército americano pensou por algum tempo em proibir aos soldados de usarem blogs ou serviços tipo MSN Spaces ou Orkut. Não sei como ficou essa história, mas acho que não prosperou: o mundo virtual já está demasiado presente na nossa vida para poder ser controlado.

No mesmo comentário, o blogueiro Wretchard observa que hoje em dia todo mundo tem uma "reputação online", e que é muito difícil apagar o "passado virtual". Sempre tem algum cache do Google ou alguma mensagem em fórum que fica vagando para sempre a nos assombrar... Quem sabe até alguma foto comprometedora com amantes, etc.

Além disso, o próprio anonimato é muito difícil de ser mantido. Muitos não sabem, mas, na realidade, o meu nome verdadeiro não é Mr X. Trata-se de um pseudônimo, ou mais exatamente um heterônimo, na realidade quase uma espécie de alter ego com características bastante diversas da minha personalidade real. Meu nome real não aparece em local nenhum deste blog. E no entanto, analisando uma série de pistas deixadas aqui e ali o longo do tempo, bem como informações de IP, e-mail, páginas visitadas, etc, não duvido que agentes da CIA ou até inimigos do lado negro da força conseguiriam facilmente me localizar e revelar ao mundo minha verdadeira identidade...

Ninguém está seguro em lugar nenhum. Muito menos no mundo virtual.

4 comentários:

Pax disse...

De duas uma, ou o Mr X é o Edson Arantes do Nascimento, ou o Diogo Mainardi, ou mesmo o Paulo Francis que inventou sua morte para viver no anonimato. As vezes penso que pode ser o Arthur Virgílio, mas chego a pensar na possibilidade do Renan Calheiros. Essa última possibilidade me incomoda pelo lado corrupto, mas me agrada pelo boquete que tomou da Monica, que não é a Lewinski, mas é bem mais gostosa.

Sei não, acho que Mr X é o Pedro Doria. Isso. Agora tenho certeza.

Mr X disse...

Pôu... Até tu, Pax?
Não sou carioca, nunca fui a uma suruba e muito menos peguei a Surfistinha, logo não posso ser o PD...
Renan, eca, tampouco, Paulo Francis, não tenho esse jeito de falar, e Diogo Mainardi... Hummm, quase... Mas não. :-P

Unknown disse...

Mr X revelado:
http://www.ondisruption.com/photos/uncategorized/larry_king.jpg

Pax disse...

Caray, o desengonçado tem esse testão todo?