terça-feira, 2 de setembro de 2008

Melhores primeiras frases

O blog pode ter que fazer uma pausa de alguns dias. Deixo, inspirado por isto aqui, uma breve lista pessoal das melhores primeiras frases de obras literárias. E os seus começos preferidos, quais são? Coloque nos comentários...

1. "Quando certa manhã Gregor Samsa acordou, após um sono intranqüilo, encontrou-se em sua cama transformado em um monstruoso inseto." (Franz Kafka, A Metamorfose).

2. "Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte." (Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas)

3. "Tudo isto aconteceu, mais ou menos." (Kurt Vonnegut, Matadouro Nr. 5)

4. "Todas as famílias felizes são iguais; as infelizes são infelizes cada uma à sua maneira." (Leon Tolstoi, Anna Karenina)

5. "Você está começando a ler o novo romance de Italo Calvino, 'Se um viajante uma noite de inverno'." (Italo Calvino, Se um viajante uma noite de inverno)

5. "Devo à conjunção de um espelho e de uma enciclopédia o descobrimento de Uqbar." (Jorge Luis Borges, Tlön, Uqbar, Orbis Tertius)

6. "Num lugar da Mancha, de cujo nome não quero lembrar-me, vivia, não há muito, um fidalgo, dos de lança em cabido, adarga antiga, rocim fraco, e galgo corredor." (Miguel de Cervantes, Dom Quixote)

7. "Nel mezzo del cammin di nostra vita
Mi ritrovai per una selva oscura
Ché la diritta via era smarrita" (Dante Alighieri, Divina Comédia)

8. "Pessoas que tentem achar um motivo nesta narrativa serão processadas; pessoas que tentem achar uma moral nela serão banidas; pessoas que tentem achar uma história serão fuziladas." (Mark Twain, As aventuras de Huckleberry Finn)

9. "A raça humana, à qual muitos de meus leitores pertencem, esteve brincando de jogos infantis desde o seu começo, e provavelmente continuará assim até o seu fim, o que é um incômodo para aqueles poucos que crescem." (G. K. Chesterton, O Napoleão de Notting Hill)

10. "No princípio Deus criou os céus e a terra." (Bíblia)

3 comentários:

Anônimo disse...

Kafka e Machadão, ótima escolha.

Mr X disse...

São as duas melhores...

Não vai sugerir alguma outra frase aí?

Anônimo disse...

Minha sugestão:

"Hoje, mamãe morreu. Ou talvez ontem, não sei bem".

De Albert Camus em "O Estrangeiro".