terça-feira, 9 de setembro de 2008

Um bicho às terças



A minhoca (Lumbricus terrestris) é um animal bastante curioso. Faz parte da família dos anelídeos, justamente por ter seu corpo dividido em segmentos ou anéis. Seu corpo consiste basicamente de um tubo digestivo coberto por um tubo muscular.

Más línguas dizem que as minhocas não tem coração, mas não é verdade. As minhocas, de fato, podem chegar a ter até doze pares de corações. Alguns argumentam que não se tratem realmente de corações, já que não bombeiam o sangue: são apenas reservatórios, e o sangue é deslocado através das contrações da própria minhoca.

As minhocas são ainda hermafroditas, portanto é errado falar em minhoco e minhoca. O mesmo animal tem os dois sexos. As minhocas copulam trocando o esperma com um colega e injetando seus óvulos no esperma do vizinho. Mas algumas espécies não precisam nem de outro coleguinha: podem reproduzir-se a si próprias através da partenogênese, isto é, fertilizando-se a si mesmas.

As minhocas podem ainda regenerar os anéis perdidos: corte uma minhoca ao meio e metade dela sobreviverá, voltando a ser uma minhoca inteira (isto não é uma sugestão, mas uma observação: não tente fazer isso em casa).

As minhocas são utilizadas na pesca como iscas. Os passarinhos também gostam bastante de comer minhocas. E os sapos também. De fato, são uma excelente fonte de proteína, e há até mesmo seres humanos que comem minhocas. Aqui uma receita.

As minhocas alimentam-se de plantas em decomposição e, em alguns casos, de terra mesmo. Com sua movimentação subterrânea transportam oxigênio e misturam os nutrientes do solo, de modo que um solo com minhocas se torna muito mais fértil, beneficiando a agricultura. Disse o próprio Charles Darwin: "É duvidoso que existam outros animais que tenham tido um papel tão importante na história do mundo quanto estas modestas criaturas."

A minhoca também tem a sua nobreza.

A minhoca gigante de Gippsland.

5 comentários:

Pax disse...

Mr X e suas desengoncices.

Coloca aí uma siriema que vai logo traçar essa minhocona grande e a cadeia alimentar fica equilibrada.
__________________________________

Minhocas são boas mesmo pra terra.

Anônimo disse...

cuidado que o darwinista vai querer que os humanos paguem imposto as minhocas.

Anônimo disse...

Minhoca com mais de 1 palmo pra mim já é cobra!

Anônimo disse...

Partenogênese.

Taí, interessante. Seria uma espécie de masturbação de resultado?

Anônimo disse...

Argh