segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

A democracia morreu

A vitória de Chávez na obtenção de reeleição indefinida, iso é, do poder perpétuo, mostra que, em grande parte do mundo atual, a democracia é apenas uma palavra inútil já sem qualquer sentido. As eleições viraram meros teatros. Os eventos reais que fazem ganhar a eleição - mentiras, manipulação da mídia, ataque a opositores, política do medo, fraude, intimidação, suborno - são solenemente ignorados, e tudo o que conta é o resultado. Não conta nem mesmo se os atos do governante eleito são, em si, anti-democráticos. Se o povo vota para acabar com a democracia, isso é democrático? Um político coloca em referendo o poder total sobre o poder judiciário e legislativo e a possibilidade do poder ilimitado. O povo rejeita. Tenta-se de novo, até o povo votar como ele quer. Isto é democracia?

Não é só o Chávez. Vejam Mugabe, por exemplo. Oficialmente, foi eleito e reeleito pelo povo. Na prática, é claro, torturou e matou opositores, impediu o voto em certos candidatos, acabou com todas as instituições, e deixou o país na absoluta miséria, causando centenas de milhares de mortes. Mas ei, foi eleito. Isto é democracia?

Bem, talvez seja. Talvez seja a hora de perguntarmo-nos se a democracia não está em crise. Talvez seja a hora de pensarmos em alternativas. Se 51% do povo decide que que todos devem comer merda no café da manhã, será que isso é justo para os restantes 49%?

Algumas possíveis alternativas para a substituir a democracia atual:

1) A alternância forçada, sem eleições: de quatro em quatro anos, muda obrigatoriamente o governo, alternando-se sempre um governo conservador e um liberal. O povo não tem o direito ilusório de escolher nada, e garante-se a melhor coisa da democracia, que é não ter que ver a cara do mesmo líder por anos a fio.

2) Só vota quem paga imposto e participa do ciclo produtivo. Funcionário público e qualquer um que receba ajuda do governo não pode votar. De fato, se a grande questão que cada governo decide é o que fazer com o dinheiro dos contribuintes, estes deveriam ser os únicos a ter voz na questão. Por que Pedro deve votar sobre como melhor roubar o dinheiro de Paulo? Mesmo os antigos gregos tinham uma democracia na qual não votava todo mundo, mas apenas os considerados cidadãos.

Segundo este vídeo, a democracia é um sistema instável, mero prelúdio a novas formas ditatoriais.

É o que está ocorrendo no mundo atual, no qual, sob o manto da "democracia", os governos - seja nos países desenvolvidos ou sub, e mesmo aqui nos EUA - avançam cada vez mais sobre a privacidade, o bolso e a liberdade de expressão dos indivíduos. Acaba-se com a liberdade em nome da própria.

George Orwell deve estar rolando no seu caixão.

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu li um livro de Arthur C. Clarke - não me lembro do título - em que, num futuro distante, o sistema de escolha do líder tinha uma primeira condição: ele teria que ser escolhido entre as pessoas que NÃO quisessem o cargo. Pode ser uma boa idéia.

Nei

Anônimo disse...

Só avisando q vou imprimir esse texto e colar em alguns murais aqui na facul. Eu sei, é pregar no deserto, mas enfim... ;)

Mr X disse...

Gostei desta frase aqui:

Pure democracy is simply 2 wolves and 1 sheep voting on what to have for dinner.

A republic is when the sheep has a gun.

Anônimo disse...

Vai ver isso faz parte daquele troço, como é mesmo...?, revolução bolivariana. Esqueceram de avisar ao ditador venezuelano que Bolívar era um liberal no sentido clássico, isto é, a moda do século 18.

Pax disse...

O filminho é de matar de tão infantil.

Mr X evolui como rabo de cavalo, pra baixo, está chegando nas propostas de Sócrates para o governo da Grécia. Cuidado com a cicuta. Afaste-se dela. Já passa a ser uma preocupação recorrente.

Chávez: impressionante, a esquerdopatia já tá querendo imitar aqui no Brasil. Não é só o Mr X que anda de costas.

Anônimo disse...

Chavez é passado. Despois dele, virá outros, talvez de direita, com a mesma ladainha populista escrota. Nada que o tempo não apague.

A democracia é algo importante pros tempos de hoje, pois a mentalidade da turba e dos oportunistas não permite vislumbrar outra opção.

Democracia, nos moldes atuais, são opções coletivistas estúpidas, tanto à direita quanto à esquerda.

O futuro reserva, entretanto, outras formas de governo em sociedades altamente eficientes e competitivas. É o "governo" (se é que podemos chamar assim) individual. Numa sociedade de abundância plena e usando a alta tecnologia (muito mais avançadas que as formas atuais dos países desenvolvidos), o indivíduo será soberano de si mesmo, apto a realizar todas as suas potencialidades, sem qualquer interferência de governos coletivistas populistas.

Até lá, entretanto, a humanidade ainda vai ter que aturar essas ladainhas religiosas ou proto-religiosas que a esquerda e a direita gostam de vomitar.