Vocês já perceberam que tem cada vez mais maluco na rua? Digo maluco mesmo, pirado, lelé da cuca, doente mental. Aqui na Califórnia tem vários, mas no Brasil também são muitos, sim senhor.
A tal idéia da Sociedade sem Manicômios - ou "desinstuticionalização" - que começou nos EUA nos anos 60, acabou tendo uma conseqüência imprevista bastante curiosa: milhares de pessoas com distúrbios mentais que não são tratadas de modo algum, são também rejeitadas pelas famílias e, assim, em muitos casos, terminam nas ruas, onde os problemas se exacerbam. Por uma série de motivos, não todos relacionados com a pobreza, o número de homeless aumentou substancialmente nos EUA de 1960 para cá. Desses, aproximadamente 45% tem algum tipo de problema mental. Os que não são loucos, são drogados.
Por aqui, eles demonstram uma curiosa uniformidade: costumam andar pelas ruas da cidade carregando malas, enormes sacos pretos ou carrinhos de supermercado. Sempre quis saber o que levavam nessas malas. Nunca descobri. (No Brasil, os loucos de rua costumam ser mais variados e folclóricos.)
Ao mesmo tempo, como são "livres", argumenta-se que ninguém pode impedir os pobres coitados de dormirem nas praças ou mijarem nas calçadas. Não tendo mais instituições mentais onde ir, terminaram ocupando bibliotecas públicas, livrarias, universidades e metrôs, onde, no entanto, causam desconforto em alguns dos restantes usuários.
Por outro lado, realmente seria solução amontoá-los em algum sanatório? Não seria apenas esconder o problema em outro lugar? E depois, quem vai pagar por isso?
É uma situação triste, mas de difícil solução. Como resolver esse problema? Reinstitucionalizar? Chamar o Dr. Bacamarte? Declarar os sãos loucos, e os loucos, sãos?
sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
13 comentários:
Quando fiz faculdade de Psicologia, lá pra 87, 88, um cara foi na sala defender o fim dos manicômios. Eu já era médico formado e fui contra. Não pensava tanto no problema dos abandonados, embora imaginasse que seria difícil pra famílias. Pra mim o problema maior estava nos loucos violentos. Perguntei ao cara como ele cuidaria de um desses caras perigosos. Ele disse que ai ele chamaria alguem da corrente que defende os manicõmios para... prender o doido. Tava claro que ele não tinha soluções, e não queria pensar na coisa de forma concreta, com problemas reais a resolver. Tinha uma Utopia. E uma Utopia é sagrada.
Simplesmente abandonam os malucos. É uma inversão total. O discurso passava por acusações de hipocrisia (esconder os malucos), mas largá-los por aí pode ser mais hipócrita.
Acabaram de demolir um que tinha aqui perto onde moro e estão construindo um prédio de luxo! Esses peitos são lindos... rsrs
peito é órgão sexual ?
A amostra da foto foram adquiridos com o novo sistema de consórcio?
abraços
karlos
Já repararam como até os mendigos americanos tem um certo charme dificil de encontrar nos mendigos da AL?
Nei
Tio Teddy abordou esse assunto também.
Hmmm... bitelos duns grudis, hein?
X, até que enfim concordo com vc em alguma coisa...
abs,
ACT
Parabéns ACT, você está evoluindo... ;-)
O Gerson B tem razão, também tem o caso dos loucos perigosos. Caras como o maluco que decapitou o rapaz no ônibus no Canadá, ou o coreano que fuzilou 32 na universidade, eram sujeitos que sofriam de grave esquizofrenia perigosa com comportamento violento, e tempos atrás estariam guardados sob sete chaves e pelo menos duas camisas de força.
No mais, essa Scarlett... Ah esses seios... Estão me deixando maluco.... Glglglglgl ajsierjdmnc djem,d, e, seios Scarlett Scarlett Scarlett seios seios seios aaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaaaaaaaa aaaaaaaaaa aaaaaaaaa.
Hihihi.
HUAHHUHAHAAH!!! X, cuidado quando acessar sites de atrizes alternativas, como a Ryan Conner. Vai torrar teus últimos neurônios...
Mas a Scarlett é linda de pirar mesmo.
Eu concordo. Apesar de ela ser uma magricela, dá uma tremenda vontade de cair de boca nesses peitões.
Ai, que vontade de cair de boca nesses peitões.
Maravilha esses peitões. Ai que vontade de cair de boca!!!!
Homofobia é o caralho. Eu gosto é de mulher, porra!!!!
Postar um comentário