sábado, 14 de fevereiro de 2009

Ironias

1) A poeta russa Anna Akhmatova descreveu os horrores da União Soviética no poema Réquiem, que só foi publicado muito tempo depois de sua morte, após o fim oficial da URSS. Muitos ainda se negam a aceitar que as idéias socialistas tenham sido a origem de tanto horror. Hoje, Putin, ex-KGB, alerta os EUA para os perigos do socialismo, e afirma que o país deveria aprender com os erros soviéticos e "evitar a excessiva intervenção na economia e a fé cega na onipotência do Estado". Não sei se Putin está querendo usar "psicologia reversa", mas não deixa de ser altamente irônico.

2) Enquanto isso, no Brasil, índios da tribo Kolynos, ops, Kulina, esquartejaram e comeram os órgãos de um jovem branco em um ritual antropofágico. Ninguém foi preso ainda, embora haja seis suspeitos. O curioso é que, segundo a FUNAI, não poderia ter ocorrido canibalismo, pois "a prática de antropofagia entre os povos indígenas no Brasil contemporâneo não ocorre mais." A indigenista Rosa Monteiro diz que "Não tenho informações sobre o caso ainda, mas praticamente posso assegurar que não houve canibalismo. Fiz pesquisas com eles por 15 anos. Eles bebem, ficam violentos, mas não há nada que justifique o canibalismo." Pode até ser, mas "não foram encontrados o coração, cérebro, fígado e outros pedaços do corpo", disse o sargento José Carlos Correia da Silva, da Polícia Militar, e há testemunhas que afirmam ter visto o ritual canibal. Provavelmente nenhum índio vai ser punido. A legislação protege os indígenas e em geral proíbe que a polícia entre em suas reservas para realizar uma investigação. O próprio corpo da vítima só foi retirado da aldeia quatro dias depois, por seus familiares, sem autorização. O que é curioso é que tais índios são altamente "civilizados", isto é, já absorveram todos os maus costumes da civilização ocidental: bebem cachaça, fumam maconha, e dizem até que fumem crack. Se pelo menos usassem cocar, mas nem isso.

3) Cada vez mais parece que a história da brasileira grávida atacada por skinheads na Suiça foi uma mera invenção de uma garota perturbada que nem mesmo estava grávida. Vergonha. Até porque ajuda a ocultar casos reais de ataques xenofóbicos. Curiosidade: toda semana tem algum turista estrangeiro assaltado ou até morto no Rio de Janeiro. Será que isso conta como xenofobia?

4) O povo já disse não uma vez, mas o chavismo é tão democrático que quis dar aos venezolanos uma segunda chance. A pergunta no referendo para a eleição ilimitada de Chávez é estabelecida da seguinte forma: "Você aprova a emenda dos artigos 160, 162, 174, 192 e 230 da Constituição da República, tramitada pela Assembléia Nacional, que amplia os direitos políticos do povo, com o fim de permitir que qualquer cidadão ou cidadã em exercício de um cargo de eleição popular possa ser sujeito à postulação como candidato ou candidata para o mesmo cargo pelo tempo estabelecido constitucionalmente, dependendo sua possível eleição exclusivamente do voto popular?" Em discurso, Chávez disse que: "Votar pelo "sim" é votar a favor dos direitos do povo, não é votar por Chávez, é votar por você, mulher, homem, jovem venezuelano. A partir de domingo, o povo, e não o tempo, colocará e tirará governos." E eu aqui ingenuamente pensando que a vantagem da democracia era justamente a mudança periódica de governantes... Alguns argumentam que a democracia é um sistema transitório de governo - que, cedo ou tarde, toda democracia termina descambando para a tirania ou oligarquia.


Nenhum comentário: