quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Teorias da conspiração


Não sou chegado a teorias da conspiração, mas concordo que às vezes é tentador procurar uma "teoria unificadora" que dê uma solução simples para eventos complexos ou misteriosos. Alguns exemplos recentes:

* Hillary Clinton vendeu todas as suas ações - no valor de 20 milhões de dólares - pouco antes da primeiro grande crash da bolsa de 2008. Será que os Democratas sabiam o que ia acontecer? Será que investidores Democratas manipularam propositalmente o mercado para iniciar uma crise que garantiria a eleição ao Partido Democrata?

* Hugo Chávez venceu o último referendo. As eleições usaram urnas eletrônicas da companhia americano-venezolana Smartmatic, cujo presidente é venezuelano e, segundo alguns, chavista. A mesma companhia comprou a companhia americana Sequoia Voting Systems, que está sendo investigada em relação a problemas nos EUA em três recentes eleições: nas presidenciais de 2000 e 2004 e nas eleições para o congresso de 2006. No ano passado, um dos sócios-fundadores da Smartmatic e um acionista da mesma morreram em um misterioso acidente de avião na Venezuela. O acionista era, curiosamente, parente direto do Ministro do Interior da Venezuela. Será que a Smartmatic está coligada com o governo chavista? Será que o resultado das eleições foi manipulado eletronicamente?

* E você, tem alguma teoria da conspiração para explicar os recentes eventos mundiais?

9 comentários:

Unknown disse...

X, meu caro. Eu não sou economista, sou péssimo em matemática, sempre fui. Mas finalmente encontrei alguém que entende menos de mercado do que eu.

Hillary vendeu em maio de 2007, o que lhe salvou pelo menos 50% de seus investimentos.

No máximo, vc poderia especular se ela não teria "inside information". É quase certo que tenham soprado no ouvido dela: "Hillary, a bolsa vai despencar. Hora de cair fora".

Rapaz, até uma teoria da conspiração deve guardar alguma intimidade com a realidade. Do contrário, vira piada, ou filme B sci-fi.

Me explica: como é que democratas, ou republicanos, ou qq outro partido político, manipulam o mercado de ações e iniciam propositalmente uma crise?

"Ora, muito simples", dirá vc, "eles vendem ações. Assim derrubam a bolsa". Mas repare: se boa parte dos investidores ("os democratas") começar a vender ações em massa, sem motivação séria -- isto é, sem nenhum dado que aponte para a chegada de uma crise, seja ela de que natureza for --, os outros investidores vão aproveitar que as ações estão baratinhas e... começar a comprar! Aí a bolsa sobe de novo. Eles só não fariam isso (comprar) se tivessem em mãos informações dando conta de que a indústria vai mal, de que os bancos estão a beira da falencia, enfim, de que há uma crise vindo aí.

No mais , estou com o Pax. Como blogueiro vc é um grande humorista!

Abraço,

ACT

Pax disse...

Mr X, o enorme desengonçado Mr X, de 2,12m de altura.

"Não sou chegado a teorias da conspiração"

Definitivamente assume a categoria Humor para seu blog.

Ou então sou eu que acho que tem comunista, gay e islamista atrás do meu armário. Vai ver que é e ando esquecido.

Tenho uma teoria da consipiração sim: a turma da direita se reuniu e analisou o andamento geral do mundo, percebendo que perderam a vez. Como suas estratégias e táticas não apresentaram resultados nos últimos tempos decidiram recriar o humor como método de abordagem da juventude.

Doravante, nós da esquerda, ou centro-esquerda deveremos vigiar todos que riem.

Por trás de uma risada deve estar um homem da direita.

Pronto, falei.

Mr X disse...

Sabia. Lá vem o comunista do Pax pra reclamar... :-/ ;-)

Anônimo disse...

Teorias da conspiração. Alguns classificam o Olavo de Carvalho de ser um desses teóricos.

Interessantes as teoria do Mr. X: Só há explicações de teoria da conspiração àquilo que ele se opõe ideologicamente, isto é, nos democratas/librais norte-americanos e nos chavistas.

Agora é só esperar alguém vir dizer que sou comuno-socialista-esquerdopata-petralho-lulo-petista.

Mr X disse...

O pessoal leva os posts de humor a sério, e os posts sérios na brincadeira, assim não dá. :-/ ;-)

Anônimo disse...

Sorry, Mr. X! :)

Não captei de início o tom bem humorado do post.

Talvez tenha sido a quantidade excessiva de sono. :O

Unknown disse...

O Segredo da Maçonaria

Eu me interesso por esse assunto, e faço pesquisas detalhadas sobre sociedades secretas há muito tempo, de maneira coerente e coesa, uma delas é a Maçonaria. O que eu pude constatar, é que há uma campanha de desinformação à respeito da mesma, nada das informações publicadas em livros , sites, blogs, vídeos são coerentes e uniformes, ou seja, há vários “fatos” sobre essa fraternidade que não batem. Por exemplo ; tem referencias específicas sobre rituais praticados em todos os veículos de mídia acima citados, em um livro diz-se uma coisa, em outro livro sobre o mesmo assunto(ritual) diz outra completamente diferente…e assim vai em sites, blogs, vídeos. Eu acho o seguinte… esses caras estão aí nos bastidores da história há séculos, são um grupo muito bem fundamentado e doutrinado, vocês acham que assim…do nada… os seus maiores segredos vão sendo revelados fácil…tolo de quem acredita. Acho, e constatei , que Eles estão em uma franca campanha de desinformação, se você pensar bem…é muito esperta essa estratégia, devido ao grande interesse das pessoas à respeito…nada mais eficaz do que uma enxurrada de informações falsas, e pode ter certeza que são, para saciar a curiosidade alheia. Eu fiz uma longa e reveladora entrevista com um maçom eminente, e ele me disse que todos os maçons quando vêem ; os livros , vídeos, blogs e sites colocando imagens daquelas posições, símbolos e sinais "bizarros", termo utilizado por ele com veemência, dão risadas, pois tudo é tão ridículo e fantasioso, que é difícil acreditar que as pessoas aceitem tudo como verdade...mas ao mesmo tempo é ótimo para a fraternidade, por isso não se vê nenhum maçom, do mais baixo ao alto grau, se pronunciar à respeito dessa tolices, palavras dele. Por isso , não acreditem em nada, desconfiem de tudo ! Todo esse material que circula pela internet é falso, tudo arquitetado para enganar e desviar a atenção do verdadeiro foco ! Não se deixem lograr ... pois é isso que eles querem…e conseguiram.

ThanosDeviR disse...

Nós Estamos Aqui - O Pálido Ponto Azul
Kennedy denuncia as sociedades secretas
História das coisas
ZeitGeist
ZeitGeist 2
Inside Job
Obama Deception
Fight the New World Order with Global Non Compliance
Zeitgesit 3
Food Inc

Obama deception (inclui "nos estamos aqui" "kennedy..." e "fight..."

http://www.megaupload.com/?f=VDNHJEYV


História das coisas ( 20min sobre o ciclo do consumo, simples...)

http://www.megaupload.com/?f=4SRZZXV1


Zeitgeist 1 2

http://www.megaupload.com/?f=1497YTUG


Inside job (este é realmente importante ser visto, é actual... um manguito do zé do pipo foi feito bem a propósito...)

http://www.megaupload.com/?f=HVLB8CN9


Zeitgeist Moving Forward (da serie zeitgeist, importa o que posso relacionar com a realidade)

http://www.megaupload.com/?f=CZ2G4Y2G


Food Inc. (uma visita á realidade da nossa alimentação...)

http://www.megaupload.com/?f=F50AXL4N


I Want Your Money (filme USA Republicano, 2010)

http://www.megaupload.com/?f=D237G08L


Wikileaks

http://www.megaupload.com/?f=L2VEMQI9

ThanosDeviR disse...

Uma lista de alguns documentários que creio, são interessantes...