segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Marx estava certo?

“Owners of capital will stimulate the working class to buy more and more of expensive goods, houses and mechanical products, pushing them to take more and more expensive credits, until their debt becomes unbearable. The unpaid debt will lead to bankruptcy of banks, which will have to be nationalised, and the State will have to take the road which will eventually lead to communism.”

Karl MarxAlgum idiota, Das KapitalCorrente de email, 18672008


Atualização: A frase é falsa, não foi escrita por Karl Marx. Marx estava errado... Pra variar. (Dica do Gerson B).

11 comentários:

Pax disse...

Xi, Marquinho,

E agora?

Mr X abandona suas posições à direita, estuda Marx e se convence que o caminho é o comunismo.

O movimento foi antes que eu imaginava e, pior, passou da conta.

Mr X, volte para sua posição original imediatamente, faça um "roll - back" no seu banco de dados.

É mais fácil convencer um radical de direita que o neoliberalismo afundou que convencer um comunista que o modelo não se provou, ainda mais nesses dias em que a crise dá mais razão aos segundos que aos primeiros.

Cada situação que vejo pela internet. Dá pra escrever um livro. Preciso de um ilustrador que desenhe um bicho desengonçado, de 2,12m de altura, meio remelento, óculos de acetato preto, pesado, cara de intelectual, cheio de espinhas pelo nariz, remela nos olhos e cara de periscópio descalibrado.

Anônimo disse...

Mr X, isso é falso:
http://rodrigoconstantino.blogspot.com/2009/02/as-profecias-de-marx.html

Anônimo disse...

Coluna da Miriam Leitão n'O Globo da semana passada:

Conduta política

O Brasil já teve todo tipo de chefe da Casa Civil. Técnico, intrometido, articulador, discreto, conspirador, totalitário. Desta vez temos um novo tipo: candidato. O presidente Lula diz que a inauguração de obras pela ministra Dilma Rousseff faz parte das funções de chefe da Casa Civil. Não faz. Gerente não inaugura, não sobe em palanque, não discursa: administra.

Ela quer inaugurar obra inconclusa, cada etapa de cada projeto e até pedra fundamental; porque é candidata. Não fosse, faria visitas aos canteiros de obras para acompanhar, verificar, como gerente. Como é candidata, em qualquer visita é armado um palanque e convocada uma claque. Isso é campanha política. A inteligência alheia não deve ser agredida com tentativas de se provar o contrário.

É legítima a aspiração da ministra Dilma Rousseff de concorrer à Presidência. Aqui neste espaço, escrevi, desde que ela foi nomeada, que a ministra não era um quadro técnico. Ela sempre foi uma militante e tem se esforçado para adquirir competências administrativas. Sua aspiração agora é, além de legítima, previsível, já que outros potenciais concorrentes se enfraqueceram.
O que não é correto é usar a máquina pública para fazer campanha, dizendo que está em função governamental. A reunião dos prefeitos foi eleitoreira, seja o que for que o governo diga em contrário. Gastou-se dinheiro público, sete vezes mais do que o admitido, para reunir os possíveis cabos eleitorais de 2010.

Na Europa, houve uma reunião de 700 prefeitos e saiu um acordo de adesão ao protocolo 20-20-20 da União Europeia: 20% de redução de emissão de carbono, 20% de energia alternativa e 20% de eficiência energética até 2020. Eles perseguirão essas metas em seus municípios. Nos Estados Unidos, houve uma reunião de prefeitos que também terminou com consenso de estudar a adoção do modelo climático europeu. Da nossa reunião, os prefeitos saíram com fotos tiradas com bonecos do presidente Lula e da ministra Dilma e dívidas previdenciárias roladas. Eles ouviram muitos discursos, viram o presidente divulgar um dado errado sobre o analfabetismo de um estado administrado por um concorrente político e assistiram aos ensaios eleitorais de Dilma Rousseff.

Em 2009 não haverá eleição, mas há uma perigosa crise global para ser enfrentada. Os administradores públicos devem, com seriedade, cuidar da crise econômica para revertê-la. Ninguém ganha com a crise: não é o fracasso de um pensamento econômico adversário, como pensa a ministra Dilma. Seja o que for que aconteça, já morreu a ideia de que o estado deva controlar os meios de produção. Não deu certo, não funcionou. Que o diga a China, que continua querendo que o Brasil conclua o reconhecimento de que ela é uma economia de mercado.

O PSDB fala em prévias. Ótimo. Esse é um bom hábito político, como acabamos de ver nos EUA. Fortalece os partidos e divulga as ideias dos pré-candidatos quando é uma primária bem feita. Quando são oficializadas, funcionam melhor. É preciso definir as regras e fazer uma primária formal. Para isso, o TSE teria que permitir primárias abertas, em vez da jurisprudência de prévias fechadas que dão todo o poder às convenções.

O presidente Lula estranhou que o governador José Serra vá viajar sem ter obra para inaugurar. Mostra que acredita que a obra é o álibi perfeito. O PSDB tem que oficializar sua consulta às bases. Não procurar pretexto, como o governo faz.

A maneira como a ministra Dilma foi escolhida pré-candidata do PT lembra o modelo político do "dedaço" que vigorava no México na época do PRI. Até lá caiu em desuso. O "dedaço" era o costume de o presidente anunciar que candidato o partido teria. O PT nunca fez uma prévia como a que vimos entre Hillary Clinton e Barack Obama. A disputa entre Lula e o suposto pré-candidato Eduardo Suplicy foi para inglês ver. O candidato sempre foi Lula em todas as eleições do PT porque ele era o único nome que unia o partido. Isso não é transferível. Em vez de trabalhar para que sua candidata suba nas pesquisas e vire fato consumado, o presidente deveria querer a escolha democrática que fortalecesse o petismo. O contrário só fortalece o lulismo, que não é um partido, é movimento personalista.

A vantagem das primárias seria treinar Dilma Rousseff no palanque, na disputa pelo eleitor, nas pressões dos debates. Ela nunca viveu situações de disputa política. Essa habilidade não se adquire em cirurgia.

O PSDB vive sempre sob a suposta divisão dos grupos pró e anti-Serra. As prévias ajudariam a acabar com o mito ou oficializá-lo. Os governadores José Serra e Aécio Neves têm, também, a ambição legítima de disputar a Presidência. O partido tem um patético histórico de decisões tomadas entre quatro paredes ou nos quatro lugares de uma mesa de restaurante.

O desafio para todos será separar o que é máquina pública e o que é disputa partidária interna. O Brasil já andou demais no desvio, tem sido muito tolerante com irregularidades. É hora de um manual de conduta, respeitado por todos os possíveis contendores desta primeira fase da disputa presidencial de 2010.

Anônimo disse...

Barrigada do Mr. X!

Mais algumas e poderás trabalhar para uma dessas publicações "fajutídicas" que temos por cá. :)

Pax disse...

Mr X desengonçado de 2,12m de altura foi enganado por comunistas gay e muçulmanos.

Agora que o conserto do periscópio vai ficar difícil!

Anônimo disse...

Se foi barrigada foi só porque ele por uma vez na vida acreditou no que um comunista disse. Tão vendo como é perigoso?

Pior que tem gente que continua acreditando.

Anônimo disse...

Mr.X, voce esta devendo aquele post sobre o Gran Torino.
Assisti outro dia e gostei muito, acho até que merecia ser indicado para um Oscar. Mas os esquerdistas de Hollywood nunca premiariam um filme como esse.
O filme mostra bem como é essa gente abominável que vota nos republicanos. Já os filhos do protagonista devem ser liberais, certamente votam no Obama... hehehe

Nei

Mr X disse...

Olá Nei,

Tem razão, tou devendo esse post, tou vendo de fazer. Realmente os filhos do personagem principal parecem ser obamistas, eh eh he.

Mr X disse...

E pensar que o filme não foi nem indicado aos Oscars... Acho que merecia.

Anônimo disse...

Gerson B, claro claro... a culpa sempre é dos comunistas safados!

Mas, olha, duvido muito que o autor do e-mail tenha lido sequer metade de algum livro de Marx, pois esse tipo de leitura exige disciplina e muita dedicação, já que Marx não é leitura simples. A maioria dos autodeclarados comunistas nunca leram Marx e é difícil de ser um comunista genuíno sem tê-lo lido.

Aliás, essa coisa de ficar colocando a culpa nos outros por causa das consequências das próprias ações é coisa de esquerdista. Cuidado...

Mr X disse...

Bem, eu confesso que nunca li Marx. Não, minto, li um trecho do Manifesto Comunista, se não a obra completa (é curtinha). Era requisito na faculdade de comunicação, eh eh eh. ;-)