terça-feira, 19 de agosto de 2008

Um bicho às terças



Muitos se preocupam com a extinção das espécies, mas há ao menos um animal que nem o mais radical dos ecologistas se importaria se estivesse hoje mesmo em extinção: estou falando, é claro, da barata.

Odeio barata.

Não me importo muito com moscas e mosquitos, até que gosto de aranhas, minhocas são simpáticas, e sapos e morcegos são até legais. Ratos, escorpiões e cobras não são lá muito divertidos, mas não me metem medo.

Mas odeio barata. Todo mundo odeia barata. Até Kafka tinha nojo de baratas, já que o inseto da "Metamorfose" não era uma barata, mas um tipo de besouro.
Aparentemente nem as baratas se suportam entre si, já que a maioria das espécies segue um comportamento solitário.

Por que as baratas causam tanto asco e rejeição nos seres humanos? Será que são aquelas patinhas "peludas"? Será a sua corrida rápida e rasteira, de direção sempre imprevisível? Será a sua cor nojenta? Serão aquelas antenas compridas em perpétuo movimento? Será o barulhinho que fazem quando vivas? Ou será o barulho que fazem quando esmagadas?

Será o fato de que muitas vezes permanecem vivas mesmo após pisada, borrifadas com DDT, envenenadas com cianureto e esquartejadas por uma vassoura? As baratas estão entre os animais de maior resistência: podem ficar até um mês sem comida e 45 minutos sem respirar; são ainda altamente resistentes à radiação nuclear.

Ou será que é o fato de que algumas espécies voam (os machos, as fêmeas não têm asas) e transmitem dezenas de doenças e alergias?

Ou será que é o seu número assombroso e distribuição mundial? Segundo um recente estudo, só na Grande São Paulo existem 3.5 bilhões de baratas.

Será que é o fato de que existem mais de 4 mil espécies de baratas conhecidas, incluindo uma barata no Peru que chega a 7 cm de comprimento? As piores baratas, consideradas como praga, são a Barata alemã (Blatella germanica) e a barata oriental (Blatta orientalis). Apesar do nome, ambas são originárias da África.

Não sei a razão. Sei que odeio baratas, e espero que esse bicho desgraçado entre logo em processo de extinção.

7 comentários:

Marcelo disse...

Fala X.

Gostei bastante do post. Eu, que como você sabe, sou um defensor radical da maioria esmagadora dos animais, também gostaria que a maioria das baratas fossem esmagadas pelos chinelos das donas de casa do mundo todo.

Ô bicho nojento!

Pax disse...

O desengonçado Mr X com 2,12 m de altura com medo de baratinhas de 1 cm de altura.

Cada coisa que vejo por aí.

Anônimo disse...

Putaquepariu MrX, eu odeio baratas!

Anônimo disse...

Não há nada mais arrepiante que barata voadora (macho?) no escuro!

Anônimo disse...

Não odeio as baratas. Não as mato se puder evitar.

Odeio sim as mosquitAs, minhas predadoras.

Jhonny disse...

banda de ignorantes ! vcs deveriam ser esmagados !

Iva disse...

Pela resistência delas..nós entramos em extinção e elas ficam para contar história.

Claro que todo o animal tem sua importância no ciclo completo.

Mas vai la saber qual seria o impacto se elas entrassem em extinsão, no ambiente urbano não seria mau de todo...muito pelo contrário.

Mas de resto as formigas, aranhas e demais predadoras iriam sentir sua falta provavelmente...mas bem que podiam evoluir para algo menos feio e nojento...pelo menos isso...