sexta-feira, 26 de junho de 2009

Ready for his close-up

Michael Jackson morreu há poucas quadras do meu atual apartamento. Ontem, helicópteros, carros e multidões faziam um barulho insuportável, e perguntei-me o que estava acontecendo. Só então descobri que o autor de "Thriller" havia morrido no hospital da UCLA.

Foi estranho ligar a televisão e ouvir centenas de personalidades e jornalistas falando sobre as grandes qualidades de Michael Jackson, sobre o seu incrível talento para a dança e a música. Está certo que é justo respeitar os mortos e a tradição é só falar bem deles, mas no caso de Michael Jackson soou um pouco falso. O sujeito, afinal, mesmo para os parâmetros da stardomship americana, tinha se tornado uma lamentável e grotesca figura de circo. A Norma Desmond da música pop.

Talvez a morte de Michael Jackson represente o fim de uma era. Hoje, afinal, não há mais superstars, ou se os há eles duram apenas um par de anos, logo sendo ofuscados pelas novas estrelas do momento. Pense nas maiores estrelas de cinema há meros cinco anos atrás, e tente saber onde elas estão hoje. A segmentação de público gerada pelas novas tecnologias também está acabando com a longevidade e ubiquidade das stars. Curiosamente, foi a própria Internet (o site de fofocas TMZ) que deu a exclusiva sobre a morte, com 45 minutos de antecedência sobre a grande mídia. Mais um "fim de uma era" aí.

Mas será que Michael Jackson não é, no fundo, a vítima dessas mesmas mudanças que ocorreram? Incapaz de manter-se no estrelato apenas com a sua música (para a qual de fato tinha inegável talento), apelava para transformações e comportamentos cada vez mais radicais. Isso sem falar no bizarro aspecto de sua relação com as crianças, nunca definitivamente explicado. Pedófilo ou Peter Pan freak?

Sou daqueles que acompanharam o fenômeno ao longo de suas várias transformações: quando eu estava na escola, Michael, ainda negro, era uma figura cool que fazia sucesso com "Bad" e "Thriller", e todos queriam imitar os seus passos. Quem poderia imaginar naquele momento que tudo terminaria tão mal?

O dinheiro não traz felicidade, diz o ditado, mas não sei se é bem isso. Acho que é o seguinte: o dinheiro (e a fama) aumentam a infelicidade dos infelizes, pois estes procuram compensar com bens materiais aquilo que não podem ter. Sei de um sujeito que, ao ganhar uma insuspeitada herança, abandonou a mulher (namorada desde a adolescência) e os filhos, foi morar com uma garota de 16 anos, entupiu-se de cocaína, comprou dezenas de carros e motos, foi fazendo gastos cada vez mais estrambóticos até acabar com todo o dinheiro, foi finalmente abandonado pela adolescente e terminou suicidando-se. Se Michael Jackson não tivesse todos esses milhões para realizar todo e qualquer capricho, não teria se transformando na figura bizarra que se tornou. Talvez fosse igualmente infeliz, mas não de modo tão público e grotesco. Que a terra lhe seja leve.

You know it's thriller, thriller night.

Atualização: Pronto. Tinha que acontecer: já saíram as piadinhas cretinas sobre a morte de Michael.

Atualização 2: RW lembra da morte de Farrah Fawcet, que ocorreu no mesmo dia, poucas horas antes.


5 comentários:

RW in Miami disse...

Prefiro homenagear a Farrah Fawcett.....

Mr X disse...

Isso é verdade. :-)))

Fausto disse...

Será que Obama se pronunciará sobre Michael? O que poderá o pacificador intergalático falar?

Mr X disse...

Coloquei a foto da Farrah, bem mais interessante.

Gerson B disse...

http://f.imagehost.org/view/0521/When_Toons_Meet_conclusion_by_requin
http://f.imagehost.org/0521/When_Toons_Meet_conclusion_by_requin.jpg

e

http://f.imagehost.org/view/0141/mj06][img]http://f.imagehost.org/0141/mj06.jpg
O ser humano não presta.

E d´o Globo:
De http://oglobo.globo.com/blogs/cat/posts/2009/06/26/flagrante-celeste-199385.asp
"Quando Farrah Fawcett chegou ao Céu, Deus era um fã tão ardoroso dela que decidiu conceder-lhe um desejo, apenas um. Então ela pediu:

— Ó Senhor, desejo que todas as crianças do mundo estejam a salvo.

Assim, em resposta, Deus matou Michael Jackson."