segunda-feira, 1 de junho de 2009

Inteligência e genética

Só para complementar o post anterior ("A sobrevivência dos mais burros"), já que é um dos temas mais polêmicos - quase um tabu! - que jamais mencionei aqui. Há vários estudos sobre a relação entre a inteligência, a genética, a etnia e a classe social dos indivíduos, cujos resultados são bastante discutidos. Há uma série de dúvidas: afinal, a inteligência depende apenas da genética ou também da cultura? Certas culturas parecem favorecer o aumento da inteligência ao longo do tempo, de modo que a genética não seria o único fator. Por outro lado, tampouco há unanimidade sobre o que realmente representa o QI: realmente mede a inteligência, ou é um teste que mede a educação e a cultura e portanto favorece certos grupos em lugar de outros? Quanto a riqueza e pobreza dos indivídios e das nações tem a ver com a inteligência (ou o QI)?

É uma questão muito espinhosa, pois alguns se aproveitam disso para sugerir a eugenia ou então o racismo institucional. Naturalmente, não apoio tais movimentos; apenas acompanho os estudos científicos a respeito do tema com mórbida fascinação.

7 comentários:

Mr X disse...

Nenhum comentário? :-(

Enrique Villalobos disse...

Eu já li (não lembro onde), dos defensores da "teoria do clima", que quanto mais frio for a região, maior será o QI. E quanto mais quente, menor será o QI.

Inclusive, o co-descobridor do DNA (e do início do Projeto Genoma Humano), o Dr. James D. Watson, também afirmou que os africanos têm, em sua carga genética, propensão a um QI mais baixo.

Mr.Prosac disse...

Acho isso completamente desparatado.
Existem indivíduos com capacidades maiores de armazenagem de informação e devida eficácia no utilização desta informação, enquanto outros que não. Essa teoria do clima deve ter sido feita por elementos de Extrema Direita Pura e Crua! Vejamos os esquimós, uma sociedade que vive em locais de extremo frio e nunca ouvi falar que eles tenham encontrado a teoria da relatividade primeiro que o Albert.
A inteligência no meu ver deriva da capacidade de articulação de informação e de sinapses onde uns tem maior capacidade e outros não. Albert Einstien, Tomas Watson entre outros tinham algo que muitos indivíduos não têm que é Sindrome de Asperg o que demonstra a capacidade de captação de informação e necessidade desta, quanto as sinapses aumentam de diversas formas basta praticar, o próprio exercício físico faz isso!
Um Abraço

Anônimo disse...

adorei esse vc me ajudou muitoo
quem quiser me add é esse:
augustoc1241@hotmail.com

Gerson B disse...

Sobre os esquimós, Monteiro Lobato já dizia que eles fazem o maior dos milagres só por viver onde vivem.

Unknown disse...

Assista o filme Idiocracy de Mike Judge, nesse filme ele fala exatamente disso, como só os idiotas se reproduzem no futro daui à 500 anos tá todo mundo idiota e o presidente do Estados Unidos é Dwayne Elizondo Mountain Dew Herbert Camacho,ator pornô e lutador de mma.

Unknown disse...

Assista Idiocracy do diretor Mike Judge, nesse filme ele aborda de forma comica esse tema, ele imagina o mundo daqui a 500 anos, como só os idotas tiveram filhos o mundo só tem idotas.