sexta-feira, 5 de junho de 2009

Raízes da violência

Theodore Dalrymple já notou várias vezes que a Inglaterra do pós-guerra na qual ele cresceu, não obstante ser muito mais pobre do que a Inglaterra atual, não tinha o nível de violência e caos social que observa-se hoje em dia. A mesma coisa poderíamos observar no Brasil, nos EUA, ou, de fato, em quase qualquer outro país: o nível de violência urbana é hoje muito superior ao de 40, 50, 60 anos atrás, não obstante o aumento geral da prosperidade. Só essa observação seria suficiente para comprovar que a pobreza nada tem a ver com o aumento da violência, mas que há outros fatores em jogo - provavelmente, questões comportamentais.

Dois fatores são os mais preponderantes: um deles, naturalmente, é a impunidade. Recentemente, dois hooligans ingleses torturaram e mataram dois estudantes franceses. O surpreendente - ou não - é que no momento do crime eles deveriam estar na cadeia por crimes cometidos anteriormente, mas juizes liberais preferiram deixá-los livres.

Mas deixar de punir criminosos selvagens não é suficiente para o establishment esquerdista. É preciso também criminalizar quem se defende. Não somente o cidadão comum é proibido de ter armas, como, em muitos casos, pode ser preso se resistir a um ataque. Nos EUA, um farmacista que matou o bandido que assaltou sua loja foi preso, acusado de assassinato. Em certos países como a Austrália e Nova Zelândia, você é proibido de atirar primeiro em um ladrão que invadir sua casa. Deve esperar ele atacar, "provando" que realmente tem más intenções.

Naturalmente, esse tipo de insanidade terminará mal, muito mal. Chegaremos a um ponto em que a polícia e a justiça ficarão totalmente desacreditadas, e as pessoas recorrerão à proteção mafiosa ou ao vigilantismo. Bem, no Brasil há muito tempo chegamos a esse ponto.

Raízes da violência?

5 comentários:

Cláudio disse...

Vou poupar o trabalho dos seus alunos adolescentes:

"Aaaai Mr. X, você é tão truculento e reacionário. Quanto preconceito!"

Anônimo disse...

Essa do Claudio foi boa, hehehe...

Enrique Villalobos disse...

Hahahahahaha, boa Cláudio!

Mr. X: Pisando no calcanhar da sociedade desde 19XX...

Chesterton disse...

a culpa é do subjetivismo epistemológico....

Anônimo disse...

A velhinha do RJ que deu um tiro no bandido não teve de aguentar um protesto da gurizada esperta na frente da sua janela? Ainda deve haver no youtube os vídeos do protesto contra a "velhinha pistoleira".