segunda-feira, 29 de junho de 2009

Os gays e o fim da amizade

Li um artigo bem interessante que afirma que o casamento gay é um equívoco e um sintoma da decadência ocidental, quando leis e direitos submetem-se a caprichos da hora. O autor faz uma comparação com a decadente Roma antiga, quando imperadores como Nero e Elagábalus casaram-se com seus escravos. Para o autor, o problema não são as relações homossexuais, que sempre existiram e sempre existirão, mas a destruição do conceito tradicional de casamento em nome de uma fictícia "igualdade". Não sei se concordo, mas o artigo faz refletir.

Mas mais interessante ainda foi a teoria que encontrei em meu passeio diurno pelos lugares mais recônditos da blogosfera, e quem a afirma é justamente uma leitora lésbica: segundo ela, a aceitação do homossexualismo acabou com a amizade masculina. Hein? Explico.

Em "Dom Casmurro" de Machado de Assis, há várias páginas em que o personagem Bentinho comenta a sua grande amizade por Escobar. Hoje já há críticos que vêem aí uma suposta atração sexual, e há mesmo teses de Doutorado sobre o tema, como esta:

Resumo: A partir de uma perspectiva queer desenvolvo uma análise do romance Dom Casmurro centrada no triângulo amoroso Bento-Capitu-Escobar. A ênfase é na homossociabilidade masculina em que o elo entre Bento e Escobar permite compreender as relações nas quais se assentava o patriarcalismo brasileiro da segunda metade do século XIX. A relação triangular permite explorar os limites que marcavam a compreensão das identidades de gênero masculina e feminina e, sobretudo, o temor e a recusa violenta da transgressão da ordem patriarcal da época, quer por uma mulher supostamente adúltera quer por um homem enamorado do provável amante de sua esposa. O vértice do triângulo é sempre um/a Outro/a e por mais que o identifiquemos com uma personagem ela é apenas o simulacro do que sua época e sociedade rejeitavam como desestabilizador da ordem vigente das relações amorosas.
(Esse deve ter tirado 10 só por ter usado a palavra "simulacro". Mas continuemos.)

Montaigne, em seus famosos ensaios, escreveu muitas páginas sobre grande sua amizade com Étienne de la Boetie, em frases tão exaltadas que também há hoje quem o considere um autor gay, não obstante fosse Montaigne conhecido em sua época por ser um mulherengo de marca maior.

Eram tais autores ou personagens realmente homossexuais? É claro que não. É que hoje, a amizade masculina tornou-se problemática. "Aí tem", pensam as pessoas ao ver dois homens que andam sempre juntos. A inocência acabou.

Mas acredito que a leitora lésbica não esteja de todo correta, pois o problema não se restringe à questão homossexual, mas encompassa todas as relações da vida moderna. Tudo é visto como sexual, mesmo o que não é.

Por exemplo, antigamente era natural que um adulto acariciasse a cabeça ou o rosto de crianças estranhas em sinal de afeto. Hoje, se alguém faz isso em um parque e não é o pai da criança, é bem capaz de ser visto como um maníaco sexual.

A liberação sexual, paradoxalmente, transformou tudo em sexo, mesmo o que não era, e assim envenenou as relações não-sexuais entre as pessoas. Ai de você se elogiar sua secretária ou sorrir para sua aluna: é assédio sexual. Nos Estados Unidos, ao menos, chegou-se a um nível de paranóia tal que qualquer olhar ou toque pode ser motivo de processo.

Acredito que o Brasil vai pelo mesmo caminho, embora em sentido inverso: por exemplo, dois juízes, em casos diferentes, já decretaram que um adulto que transa com crianças de doze anos, seja a garota sua "namorada" ou uma prostituta infantil, não é crime. Essa aceitação da pedofilia gera, paradoxalmente, uma paranóia cada vez maior com as relações não-sexuais: qual o pai que em sã consciência vai deixar um adulto estranho chegar perto de seu filho ou filha, sabendo que hoje no Brasil tá tudo liberado?

Batman e Robin: só amizade?

Atualização: o post ficou meio confuso; não tinha um ponto específico, mais citar várias idéias e artigos lidos recentemente sobre a sexualidade na sociedade contemporânea e as mudanças que estão ocorrendo, mas terminou misturando alhos com bugalhos. Aqui o Victor Davis Hanson fala sobre uma questão parecida. Quanto ao casamento gay, parece-me que não é uma questão de "igualdade", esse é apenas o discurso, o que se busca é alavancar minorias com direitos superiores aos demais e destruir os alicerces da sociedade tradicional. Outros se perguntam: será que depois dos direitos dos gays, virão os direitos dos pedófilos, como as notícias linkadas dão a entender? Ou o dos polígamos? Esse é o argumento da "slippery slope". Aqui a La Shawn Barber explica. Links, links, links. E afinal, Batman e Robin são gays?

14 comentários:

Edu disse...

Não entendi o ponto X... vou ter q reler o texto.

De qualquer maneira a minha posição é sexual. kkkkkkkkkkkkkkkk

Acho que está na hora de assumirmos o sexo como algo positivo para todos. O que me preocupa não é a paranóia sobre a sexualidade, o que me preocupa é o fato de uma pessoa que se "sentiu assediada" possa botar alguém que estava paquerando ela no pau (quase q literalmente)!

As pessoas deveriam largar de ser hipócritas e assumir a sexualidade, que existe, é legal e bom pra todo mundo. E as "mal-comidas-que-se-sentem-assediadas" que aprendam a se virar (humm duplo sentido denovo), ou entrem numa academia!

Abraço

c* disse...

concordo edu !
sexo é o sal da vida, mais que nunca, façamos amor, nao a guerra ! os wasp americanos nunca foram tao puritanos e infelizes...vivem enchendo a pança de big mac !

gostei do post...tem pontos otimos, mas no final parece uma salada de frutas, um pouco de tudo....


chose, let's fuck ?

c* disse...

discordo disso, completamente :
"o homossexualismo acabou com a amizade masculina."


alias, discordo de tudo que tenta marginalizar ou singularizar os gays !


sabado estive na gay pride parisiense e foi uma enorme festa de rua, quase um carnaval, onde a fraternidade e a simpatia estampava os risos !

Chesterton disse...

como você Não [e gay, isso prova que o numero reais de gays é menor do que se quer publicar. Gay virou força politica?

c* disse...

gay é minoria que tem força politica, ainda bem pra eles, senao seriam discriminados ainda mais !

chesto, pq vc disse la no vicio, que sou verde de inveja ?

Cláudio disse...

Esta questão do sexo é complicada porque quem a vive normalmente geralmente fica na sua. Aí sobram os que não comem ninguém e se ressentem disso e aqueles que fingem que comeme todo mundo. Sexo não é intrinsecamente bom (*). É bom quando feito com a pessoa certa, na hora certa e no lugar certo.

(*) Alexandre S.S. fez um post polêmico sobre isso quando ainda era dos Wunders.

Mr X disse...

É verdade, acho que o post ficou meio confuso pois quis falar de várias coisas ao mesmo tempo que talvez merecessem posts separados. Humpf.

Era um pouco sobre o paradoxo de uma sociedade em que tudo é sexo liberado mas ao mesmo tempo as coisas erradas viram tabu, e coisas absurdas são liberadas.

Acho que o Victor Davis Hanson explicou melhor a questão, aqui:

http://pajamasmedia.com/victordavishanson/thoughts-on-a-schizophrenic-society/

Chesterton disse...

Confa "sisqueci"!

Rw in Miami disse...

Confetti, que convite e' esse pro X ? E eu ??? :-*

c* disse...

dabliu, chose é meu amoureux..mas acho que nem é mais, ele nao respondeu meu convite...:))

cuidado com recaida hein...a argentina te mata e esfola ! rss

Gunnar disse...

Não posso opinar se sexo é bom, porque não pego ninguém... mas de fato, percebo nitidamente esse fenômeno de "libera geral" se transformando em "tem sexo em tudo (mesmo onde não tem".

É triste.

Mr X disse...

Quwiaao confewtta, lwts sim! :-))

Henrique Lima disse...

Estamos mesmo numa sociedade mimada, como aquelas crianças insuportáveis que gritam a todo momento: "mamãe eu quero isso". Uns cascudos seriam um bom remédio!

A democracia de hoje garante tudo, tudo mesmo, até o direito das ditaduras.

Nessa onda da sexualização do mundo, pra ser mais sincero, da homossexualização do mundo, onde os homossexuais alardeam ferozmente por direitos, que na visão deles é a usurpação do direito de manisfestação da opinião, principalmente se ela for religiosa, a coisa vai ficar rosa choc!

Existe algumas "igrejas" homossexuais, que baseiam sua doutrina apenas mas relação de amizade entre Jonatas (filho de Saul) e Davi quando ainda não era rei de Israel. Uma heresia bíblica, mas nem por isso os Cristãos mandaram fechar a igreja ou algo do tipo.

Hoje, numa sociedade de "4" para os caprichos de minorias, o que é considerado anormalidade, doença mental, maníaco sexual é o celibato, seja por causas religiosas ou não, e até optar por relações sexuais após o casamento é considerado loucura.

Anônimo disse...

bom sou homosexual e procuro contatos pra poder dar, quero mesmo. me mandem msg de texto ou telefonem, moro em bh mas posso ir pra todo o brasi enteressados meu contato é 89264457... bjo, sou alto e forte e gosto muito de homens