segunda-feira, 8 de junho de 2009

A imprensa é de esquerda?

Uma discussão lá no blog do Pedro Doria reflete sobre a credibilidade da imprensa brasileira, que estaria sendo "lentamente minada". Não estou por dentro dessa história da Petrobrás que motivou o post e, para mim, a imprensa brasileira jamais teve grande credibilidade mesmo. Mas aí em um parágrafo o Pedro Doria (PD) escreve o seguinte:

Isso aconteceu aqui nos EUA alguns anos atrás e marcou o início da crise da indústria. Aqui foi igual, mas trocaram os sinais: a imprensa era acusada de estar a serviço da esquerda – the liberal media – e os cães de ataque do governo Bush, no rádio e na Internet, fizeram de tudo para derrubá-la.

O que responder a isso? A imprensa americana e mundial desancou o Bush por anos a fio. Hoje, a mesma imprensa incensa Obama de maneira quase pornográfica - em alguns casos, por fazer exatamente a mesma coisa do que George W. Bush. Mas para Pedro Doria, o "início da crise da indústria" foi quando direitistas malvados acusaram a mídia (imparcial?) de ser esquerdista...

E aí o PD ainda diz que "cães de ataque de Bush no rádio e na Internet" fizeram de tudo para derrubar a grande mídia... Ora, o rádio e a Internet são - ainda - mídia alternativa: o PD está admitindo, ainda que indiretamente, que a TV e os jornalões são controlados pelos Democratas ou seus simpatizantes. Se os conservadores usam o rádio e a Internet, é só porque - fora a Fox News - foi o único espaço que lhes restou (ao menos até Obama não aprovar a Fairness Doctrine).

Fica a questão, a mídia americana é esquerdista (ou liberal, como chamam aqui, ou melhor ainda, librul, na pronúncia dos rednecks)?

Acho que não há dúvidas quanto a isso. A mídia é quase uma extensão do Partido Democrata, basta ver as fotos de Obama que estampam ainda quase todos os jornais e revistas do país. Mas não há conspiração alguma aí. O que ocorre são dois fenômenos interligados: um, os jornalistas, por natureza da própria profissão, são quase todos simpatizantes Democratas, quando não marxistas radicais ou coisa pior. Dois, para o esquerdista, ser de esquerda é ser imparcial. Quer dizer, o jornalista librul não se vê como librul, mas se vê como absolutamente imparcial, pois todo o universo no qual ele vive é librul. Para ele, o conservadorismo é uma aberração, eu diria até uma alucinação.

O próprio PD, aliás, é um dos melhores exemplos disso - embora, ao contrário de "certos" outros blogueiros, seja honesto: seu único problema é ser de esquerda. O parágrafo que ele escreveu citado acima demonstra claramente uma visão esquerdista sobre os fatos, embora ele não pareça sempre se dar conta disso. Acredita estar sendo absolutamente imparcial...

Agora, quanto à "crise da indústria" dos grandes jornais e da TV, esta tem outros motivos. Em parte é, sim, causada pela perda de credibilidade, que aliás aumentou muito depois da eleição de Obama e do modo extremamente parcial em que a imprensa o retratou (ver pesquisa aqui), mas em grande parte é simplesmente devido a que a Internet está largamente substituindo os jornais e os noticiários de TV como meio de adquirir informação. Poucos estudantes lêem jornal de papel. Muitos jovens tampouco têm TV em casa, embora não lhes falte a Internet e o celular.

Contra essa mudança, pouco há o que fazer. Também a invenção de Gutenberg desempregou muita gente, e mudou o modo de transmitir informação.

6 comentários:

Chesterton disse...

o problema do PD é não se livrar da influência paterna.

Daniel F. Silva disse...

Falando em blogueiros de esquerda, adivinhe quem está tecendo loas ao novo blog da Petrobrás? Dica: já foi muito citado por aqui e também no comecinho do texto do Pedro Doria...

Mr X disse...

Como eu disse, "certos" blogueiros... ;-)

Pax disse...

Vim acudir ao pedido de audiência, como um grito de socorro - por favor, me leiam...

Ok, tangenciou o assunto de forma razoável.

Ele se divide em dois:

1 - perda de credibilidade mesmo - a audiência acaba percebendo que as matérias são "tocos", coisa comprada. Isso enche o saco, não é informação, é distorção.

2 - sim, Guttemberg mudou o mundo, a Internet está fazendo a mesma coisa.

O que vai ser não sabemos, só sabemos que vai ser diferente, muito diferente.

Podem reclamar à vontade de certos blogs, citados pelo post do Pedro, mas eu digo: são autênticos.

O Mr X, desengonçado por quem nutro certa simpatia, deveria se preocupar. Ao entrar em espirais, como vejo vários que seguem ídolos antolhados, acaba ficando muito chato, recorrendo à ironias desnecessárias, adjetivamentos bobo... resultado: o mesmo que falamos da grande imprensa.

Ou perde credibilidade ou enche o saco.

A não ser pra meia dúzia que está na mesma frequência.

Se é isso que quer, ótimo, caso contrário, vale a reflexão.

Abraços

Marcus disse...

Depois do que eu vi no Manhattan Connection domingo, o garotinho da tira poderia ter dito: "Estou fantasiado de Caio Blinder".

Anônimo disse...

Прикольненькая статья, как долго ожидать публикацию новенького материала и вообще стоит ожидать ?