terça-feira, 26 de agosto de 2008

Um bicho às terças


Hoje falaremos da viúva negra (Latrodectus mactans). Com apenas um centímetro de diâmetro, é uma aranha de pequeno tamanho mas grande veneno: 15 vezes mais potente do que o da cobra cascavel, podendo mesmo causar a morte de humanos. Por sorte, tais mortes são raras pois devido ao pequeno tamanho de suas glândulas a quantidade de veneno que deposita é pouca, raramente suficiente para causar mais do que uma meramente incômoda inchação de até 15 centímetros de extensão no local da mordida, dor, tremores, salivação, taquicardia, suores, náusea, vômito, priapismo, falha renal, paralisia, caimbras musculares e tétano.

Não é um inseto mas um aracnídeo, atenção. Aliás a viúva negra alimenta-se principalmente de insetos, que captura com a sua teia.

A viúva negra tem esse nome porque, como a fêmea do Louva-a-deus, costuma matar e comer o macho da sua espécie após a cópula. No entanto, esse comportamento não ocorre sempre. Em alguns casos o macho vai embora tranquilo e até volta a copular novamente. Não sei se há estudos científicos a respeito, mas deve ter algo a ver com a satisfação sexual da viúva. Se o aranho é bom de cama, sobrevive. Se não, vira almoço.

De resto, o canibalismo é comum entre as viúvas negras, não apenas durante o ato sexual. Pais comem filhos e irmãos se comem entre si. Uma indecência só.

As fêmeas da espécie podem viver até cinco anos. Os machos - até pelos riscos expostos acima - tem uma expectativa de vida muito menor, não chegando a um ano sequer.

A viúva negra costuma ter uma mancha vermelha no abdômen que é meio parecida, reparem só, com o logotipo do HSBC. Desconfio de algum maligno e venenoso plano de marketing.


5 comentários:

Anônimo disse...

MrX, eu estava procurando um imóvel em Araruama (região dos lagos do RJ) e visitei uma casa, que tinha sob o teto da varanda dezenas dessas aranhas! Acho que foi a experiência mais arrepiante que já tive (fora uma barata voadora que entrou pela janela enquanto eu dormia no escuro). O interessante é que havia várias delas mortas no chão, acho que eram os machos. Só lembro que eu saí de lá correndo e larguei o corretor falando sozinho... :0$

Mr X disse...

Caraca, Kct... Aposto que na propaganda do imóvel dizia algo tipo "bucólica residência, próxima da natureza..." :-D

Anônimo disse...

Confessa, vai. O "logo" da aranha aí de baixo parece um "X".
Ilustração natural do blog.

Anônimo disse...

huhuahua é um "X"!

Mr X disse...

:-)))))