terça-feira, 22 de abril de 2008

Um bicho às terças


Já que o tema recentemente foi a teoria darwiniana da evolução das espécies através da seleção natural, coloco hoje um bicho que confunde tanto os evolucionistas quanto os criacionistas: o ornitorrinco.

É mamífero, mas põe ovos.

Tem pé de pato e bico de pato, mas não é pato.

É um animal único no mundo, encontrado apenas na Austrália.

Alguns cientistas acham que ele seria uma espécie de "elo perdido" entre os pássaros e os mamíferos. Outros discordam, afirmando que os pássaros descendem dos dinossauros e nada têm a ver com os mamíferos.

O ornitorrinco é ainda o centro de uma grande polêmica evolucionista ainda não resolvida. De acordo com a teoria tradicional (hipótese Thera), baseada em análise de fósseis, os monotremas como o ornitorrinco evoluíram separadamente dos marsupiais. Mas análises de DNA mitocondrial parecem favorecer uma segunda teoria (hipótese Marsupionata), que coloca o animal no mesmo grupo com os marsupiais, como cangurus. Alguns argumentam que o que está errado mesmo é o método de análise do DNA mitocondrial.

Que confusão! Mais simples acreditar na teoria dos aborígenes australianos, que acham que o bicho é o simples fruto do cruzamento de um pato com uma ratazana...

9 comentários:

Anônimo disse...

-= Se me perguntassem, diria que era o melhor Pokemon.

Marcelo disse...

X,

Quanto à origem das aves, há pouca discussão hoje em dia. Aves são dinossauros com penas, basicamente, é fato pouco contestado.

Quanto à origem do Ornitorrinco, a questão é mais complexa. Mas o mais bonito é que ele, assim como praticamente toda a fauna da Oceania, é uma evidência muito forte do processo evolutivo.

O isolamento geográfico precoce a que foi submetida a fauna desse pedaço do planeta permitiu à seleção natural "formar" espécies únicas e fantásticas. O ornitorrinco é um dos exemplos mais interessantes.

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Livros e Revistas, I hope you enjoy. The address is http://livros-e-revistas.blogspot.com. A hug.

Proftel disse...

Darwinista, a única dúvida que tenho quando vejo esse bicho é como preparar.
Assado ou cozido?
D'onde veio, que se laske, queria é experimentar.

kkkkkk rsrsrsrsrsr

:-)))))

Mr X disse...

Kkkk pergunta pros australianos Proftel, eles devem ter receitas. :-P

Eu sempre quis ter um ornitorrinco de estimação.

No mais, enquanto os cientistas não se decidirem, continuo achando mais válida a explicação dos aborígenes. :-)

Anônimo disse...

bichinho feiinho e simpatico ! acho plausivel a polemica evolucionista...

Anônimo disse...

Acreditar é mais fácil do que pensar.

Anônimo disse...

hehehe parece mesmo uma ratazana cruzada com um pato! :o)

Anônimo disse...

MrX, dê uma olhada nisto:
http://presurfer.blogspot.com/2008/04/worlds-most-dangerous-bird.html

Não deixe de saltar para o Link indicativo da página que tem imagens incríveis!
Pode ficar para a semana que vem ;o)