sexta-feira, 11 de abril de 2008

Breve nota sobre os "especialistas"

Tenho uma dúvida. Os jornais vivem citando frases como "de acordo com especialistas", ou "segundo experts". Muitas vezes tais especialistas (em quê?) nem mesmo são nomeados. A dúvida é: será que essas pessoas existem mesmo, ou o jornalista entrevista o primeiro idiota que encontra e chama de "especialista", ou são simplesmente invenções do repórter para dar maior credibilidade ao seu artigo?

No artigo abaixo sobre o Knut, ao menos um dos "especialistas" é citado: o zoólogo Peter Arras, que chamou o urso polar de psicopata e ainda disse que jamais vai poder se reproduzir, pois, "como não teve o carinho de uma mãe, não vai saber o que fazer quando colocado na frente de uma ursa". Talvez nosso amigo Arras devesse consultar algum especialista freudiano, em vez de falar bobagem aos jornais...

Mas em muitos outros casos os tais especialistas ficam sem ser nomeados mesmo. Aqui algumas das maiores bobagens já ditas por especialistas:

* O ano de 2008 vai ser o mais frio desde 1998, confirmando uma tendência de diminuição da temperatura nos últimos dez anos; no entanto, "de acordo com especialistas", isso não significa que o planeta esteja esfriando, mas sim que está esquentando.

* "De acordo com especialistas", mulheres sob intoxicação alcoólica (i.e. bêbadas) tem mais chances de ser estupradas (ou de correr riscos sexuais como transar sem camisinha) do que homens bêbados.

* "De acordo com experts", fazer sexo com o bem-amado é uma das maiores expressões de amor e desejo.

* "De acordo com especialistas", muitos norte-americanos tem uma visão hostil do Islã pois curiosamente o associam com eventos negativos como o 9/11, a crise dos reféns no Irã, atentados e decapitações.

5 comentários:

Anônimo disse...

tipo... vc é especialista em que chose ?

Mr X disse...

Eu num sou especialista em nada, confetti, sou generalista...

Sou que nem aquela música da Kid Abelha:

Eu sei de quase tudo um pouco,
E quase tudo maaaaal...
Eu tenho pressa e tanta coisa me interessa,
Mas nada tanto assiiiim...

Pax disse...

De acordo com especialistas, todo cara muito de direita tem tendências a uma paixão por uma comunista. O problema é quando a paixão é por UM comunista. Quer dizer, pra mim não há problema algum.

Mr X, você tem paixão pela confetti ou pelo HRP?

Anônimo disse...

muito boa esta

Anônimo disse...

painho, me chamou de comunista ? ((